Em processo de viabilização desde o ano passado, a estação hidrometeorológica do Rio Pardinho, localizada no Centro de Sinimbu, está em pleno funcionando. Ontem, recebeu a autorização que faltava da Agência Nacional de Águas (ANA) para envio em tempo real dos níveis da água e da chuva recebida no local.
A implantação do equipamento entrou em discussão em maio de 2015, com a iniciativa do ex-vereador e líder comunitário de Rio Pardinho, Hardi Lúcio Panke. Para ele, o momento agora é de realização, já que as informações poderão ser utilizadas para alertar a população sobre possíveis enchentes nos pontos que costumam ser mais afetados, como o Bairro Várzea, em Santa Cruz. “Podendo avisar a comunidade da chegada da enchente com até seis horas de antecedência, vamos evitar muitas mortes de pessoas e animais e também a perda de patrimônios”, comemora.
De acordo com o tenente Joaquim Barbosa, da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, o sistema vai ser uma ferramenta importante. “A partir de agora, quando o nível da água aumentar na cabeceira, emitiremos um sinal de alerta para que as pessoas saiam das áreas de risco”, explica. A eficácia do sistema deve ser testada pela Defesa Civil durante as próximas chuvas.
Publicidade
PARA ENTENDER
O sistema foi instalado em dezembro de 2015 por uma empresa de Porto Alegre, após a aprovação do projeto na Câmara de Vereadores. Em janeiro, a estação já registrava os dados, mas eles não chegavam a ser enviados pelo satélite, em razão da falta de uma autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Em agosto, a Sala de Situação da Sema, responsável pelo monitoramento hidrometeorológico de todo o Estado, passou a enviar boletins diários para a Defesa Civil com as informações, mas faltava a autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) para que os dados pudessem ser acessados em tempo real, atualizados via satélite a cada 15 minutos.
Publicidade
Desde ontem, após autorização da ANA, a estação passou a ter um código oficial e possibilidade de acesso ao histórico de dados e aos níveis do Rio e da chuva em tempo real. O acesso pode ser feito por qualquer pessoa. Para isso, basta entrar em www.gestorpcd.ana.gov.br, clicar em Visualizar Dados > Gráficos e digitar “Rio Pardinho” no campo de pesquisa. Com a opção Estação marcada na lista de Estações, vai estar a do Rio Pardinho.