Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vera Cruz

Caps adere à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

O Centro de Atenção Psicossocial de Vera Cruz (CAPS), aderiu à campanha Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio que ocorre em todo o país. A campanha objetiva refletir e dialogar sobre o assunto, bem como identificar e prestar ajuda a quem precisa. Conforme o Ministério da Saúde, o dia 10, é a data nacional para trabalhar essa temática nas diferentes áreas da Saúde.

Para isso, o Caps programou uma série de atividades em alusão à campanha. A partir da próxima segunda-feira, dia 12, a equipe técnica fará visitas nas escolas da rede municipal de educação a fim de abordar o assunto para que seja repassado em sala de aula enfatizando fatores, aspectos e prevenção do suicídio. Nos dias 12 e 14, a mesma abordagem acontecerá no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com o grupo de mulheres. O encerramento das atividades ocorre no dia 30, com palestra com palestra de orientação e prevenção na saúde mental junto à comunidade de Linha Ferraz.

Conforme a coordenadora do Caps, Inadjara Hickmann, o assunto é de extrema importância, uma vez que a região possui um dos maiores índices de suicídio no país. “O suicídio é uma medida desesperada, quando a pessoa não consegue ver outra saída para seus problemas, muitas vezes não querem morrer, mas parar de sofrer”, explica. A coordenadora salienta ainda que o suicídio é uma questão de saúde pública e que está entre as três maiores causas de morte de pessoas entre 15 e 35 anos.

Publicidade

O Caps atende cerca de 580 a 620 pacientes por mês, em diversos aspectos mentais, depressão, ansiedade, stress, pensamento suicida, saúde mental, álcool e outras drogas. Realiza atendimento a familiares, e possui grupos familiares, grupos de álcool e drogas, acolhimento diário, atendimento a pacientes intensivos, atendimento médico com psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, redução de danos e terapeuta ocupacional.

Como ajudar

Algumas medidas podem ajudar na prevenção do suicídio, como:

Publicidade

  • Escutar com atenção, conversar francamente sobre o assunto. Não ter medo de falar sobre isto;
  • Não negar sofrimento da pessoa (dizer que não é nada e vai passar);
  • Não deixar a pessoa desacompanhada nem por um minuto;
  • Deixar objetos que podem ferir longe da pessoa em risco, como facas, medicamentos, venenos, corda, etc;
  • Procurar serviço de saúde mais próximo de referência, o CAPS, mesmo que a pessoa não aceite a família pode buscar orientação.

 O Caps de Vera Cruz atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30, na rua Jacob Schneider,121 e telefone 3718-3709.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.