Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Gazeta Grupo de Comunicações e VerdeSinos celebram parceria com a Emater

O espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer recebeu nesta quarta-feira, 31, integrantes do Projeto VerdeSinos e da Gazeta Grupo de Comunicações para lançar o Atlas ambiental da Bacia do Sinos e o Jornal da Emater. As duas publicações registram o trabalho realizado há anos pelas instituições, em parceria, com o objetivo de levar mais qualidade de vida ao homem rural, ampliar a renda, manter a preservação ambiental e divulgar o que há de mais valioso, que são as histórias e vivências de quem vive no meio rural.

A cerimônia teve ainda a assinatura do termo de cooperação entre o Comitesinos e Emater/RS-Ascar, com o objetivo de dar continuidade à parceria consolidada no âmbito do VerdeSinos. O Atlas do Projeto VerdeSinos abrange dois anos de pesquisa sobre áreas úmidas, planície de inundação e diversidade de árvores e aves da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. O trabalho abrange também um recorte dos aspectos legais e políticas públicas para auxiliar gestores públicos, agentes fiscais e entidades ambientais no planejamento de sistemáticas de conservação na região.

O Atlas é resultado de uma etapa de dois anos de patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que reforçou a atuação do VerdeSinos em quatro grandes linhas: Educação Ambiental e Participação Social, Conservação de Áreas Úmidas, Unidades de Conservação e Conservação e Recuperação de Nascentes e Encostas de Morros. O VerdeSinos teve ainda a publicação de uma revista e do vídeo do projeto. O VerdeSinos é um programa permanente, iniciado em 2006, que é coordenado pelo Comitesinos e tem participação ativa da Emater/RS-Ascar (que também integra a plenária do Comitê de Bacia), além do Ministério Público do Estado (através da Rede Ambiental do Rio dos Sinos), prefeituras (através das secretarias de Meio Ambiente e Centros Municipais de Educação Ambiental), sindicatos rurais, universidades, ONGs ambientais e empresas.

Publicidade

O Jornal da Emater que está sendo distribuído a quem passa pelo Parque Assis Brasil durante a Expointer e nos 495 municípios gaúchos em que a Emater/RS-Ascar, é uma publicação fruto de parceria firmada durante a feira internacional, produzido em conjunto pelos profissionais da área de comunicação da Emater/RS-Ascar e da Editora Gazeta. “O meio rural e os agricultores são detentores de um conteúdo valioso, precioso, e esta parceria consegue fazer com que isto chegue ao conhecimento de todos”, ressaltou o editor Romar Beling.

A solenidade teve a presença dos presidentes da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), Adolfo Antônio Klein, além do vice do Comitê de Bacia, Claudinei Baldissera – que é extensionista da Emater/RS-Ascar em Campo Bom –, do diretor administrativo e financeiro da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, da promotora de Justiça de Taquara, Ximena Cardozo Ferreira e representantes dos Centros Municipais de Educação Ambiental da Bacia do Sinos, além do deputado federal Heitor Schuh (PSB), representando a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.

Para o presidente da Emater/RS, o projeto VerdeSinos é importante na discussão sobre o pagamento pelos serviços ambientais. Principalmente na preservação de fontes de água. “A Emater tem o projeto de preservar fontes em todas as propriedades rurais gaúchas. Porém, necessitamos de instrumentos que compensem os agricultores, que muitas vezes deixam até 70% de suas propriedades como área de preservação”. Já o presidente Adolfo Klein celebrou a publicação do trabalho feito pelas entidades em torno do Comitesinos e reforçou a importância do conhecimento gerado e compartilhado pelo VerdeSinos, como marca registrada do Comitê de Bacia em seus quase 30 anos de história. Ele citou a pesquisa feita pelo Projeto Monalisa (realizado entre 2004 e 2006) que apontou a ausência de mata ciliar como segundo mais frequente impacto ambiental na região. “E foi onde a Emater entrou, ajudando o VerdeSinos a chegar a mais de 880 hectares de áreas de margens protegidas ou recuperadas”.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.