A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul da próxima segunda-feira, dia 29, terá a análise de quatro novos projetos. A sessão inicia às 18h, sendo que às 20h está prevista a realização de sessão solene para a entrega do título de Cidadão Honorário a Selmiro Rabuske, proposta pelo vereador Elo Schneiders (SD).
Dos quatro projetos que ingressaram na pauta, três são de autoria da vereadora Rejane Maria Nunes Frantz Henn (PT). O que institui a “Parada Segura” para mulheres usuárias do transporte coletivo. O objetivo, segundo a proponente, é contribuir com a segurança das mulheres, que no deslocamento para suas casas ou para o trabalho, precisam desembarcar em paradas muitas vezes distantes dos seus destinos, sendo que a opção da “Parada Segura” pode minimizar esta distância e proteger a mulher de situações de violência a que ela possa vir estar exposta.
“Seguidamente nos deparamos com notícias de mulheres que sofrem atos de violência quando abordadas por meliantes, à noite. Neste sentido, no intuito de reforçar a prevenção contra a violência, a “Parada Segura” pode garantir à mulher o direito de solicitar o desembarque do coletivo em qualquer ponto do itinerário, no período noturno, dentro do horário estabelecido por lei”, observa a vereadora Rejane. Além disso, esta prática já é adotada em várias cidades brasileiras, inclusive no Estado do RS, onde os entes públicos igualmente propuseram esta medida para proteção e combate à violência contra a mulher.
Publicidade
Outros projetos de autoria da vereadora Rejane são o que denomina ginásio do bairro Bom Jesus de Ginásio Prof. David Rodrigues e o que concede a condecoração do Mérito Desportivo aos atletas da escolinha de Futebol Flamengo, a sua comissão técnica e ao presidente. Já de autoria do vereador Edmar Guilherme Hermany (PP), está a proposta que denomina complexo esportivo de Complexo Esportivo Gildo Schuster ao ginásio do bairro Jardim Esmeralda.
Entre os pedidos de informações, a vereadora Rejane Maria Nunes Frantz Henn (PT) solicita o motivo de Juliana Caroline Ramiro da Silva não ter recebido aluguel social, o envio à Câmara da lista dos contemplados com moradia no Residencial Viver Bem, o motivo para que Claudiomiro da Silva ter sido classificado em 83º lugar na listagem de suplentes contemplados do Residencial Viver Bem. O vereador Luis Carlos Fagundes Ruas (PTB) requer a realização de reunião solene para homenagear o projeto “Música Apóstolo Paulo”.
Publicidade