O bicampeão mundial de vôlei, o ex-jogador Gustavo Endres, estará em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira, 17. Assim como aconteceu no ano passado, o atleta natural de Passo Fundo vem ao município como parte da programação dos Jogos Municipais de Inclusão, evento que chega a sua quarta edição neste ano.
O evento promove uma série de atividades voltadas a pessoas com deficiência física e sofrimento mental, no Parque da Oktoberfest. A cerimônia de abertura contará com desfile das delegações e apresentações artísticas no Ginásio Poliesportivo, às 8h30. A partir das 9h30 começam as atividades de recreação, oficinas e roda de conversa. No intervalo das 11h30 às 12h55 haverá almoço na Bierhaus, com show de talentos. Durante a tarde, seguem a disputa das modalidades esportivas.Todos os participantes ganharão medalha.
Entre as modalidades que farão parte dos Jogos Municipais de Inclusão estão o futsal e o atletismo, com disputas de salto em distância, arremesso de pelota e corrida de 75 metros para cadeirantes e não-cadeirantes. Além disso, serão ministradas aulas de judô e xadrez e oficina de sensibilização. Segundo o psicólogo da Prefeitura, Flávio Ramon, a ideia é chamar atenção para a necessidade de projetos permanentes para pessoas com deficiência física e sofrimento mental.
Publicidade
Cerca de 400 inscrições já foram confirmadas através das entidades. Os santa-cruzenses podem acompanhar o evento. “É uma forma da comunidade demonstrar interesse nesta causa”, comentou Ramon. Os Jogos Municipais de Inclusão marcam o início da Semana da Pessoa com deficiência.
Evento chega a sua quarta edição
Gustavo Endres
Publicidade
Com 2,03 metros de altura, o ex-jogador de vôlei acumulou conquistas em sua carreira. Entre os principais títulos com a seleção brasileira estão as medalhas de ouro nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, e de 2008, em Pequim. Ele foi considerado o melhor bloqueador do mundo no Mundial de 1998, na Liga Mundial de 2001 e 2007 e nos Jogos Olímpicos de Pequim. Além disso, foi considerado também o melhor sacador da seleção brasileira e de vários torneios que disputou. Ele se aposentou no ano passado.