Soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), alunos de escolas da Zona Sul e a comunidade dos bairros Santa Vitória, Harmonia, Rauber, Carlota, Menino Deus e Loteamento Beckemckamp se reuniram na manhã dessa sexta-feira em uma grande operação para recolher o lixo acumulado no Arroio das Pedras. A atividade fez parte da Semana da Família e Meio Ambiente, organizada pela Associação de Moradores do Bairro Santa Vitória.
Durante toda a semana, os estudantes e moradores da Zona Sul de Santa Cruz do Sul estiveram envolvidos em palestras de conscientização para melhora do ambiente em que vivem. Nesse sentido, segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Vitória, Roque Ramos, a limpeza do Arroio das Pedras e arredores é essencial para uma mudança de pensamento e atitude dentro da comunidade. “O arroio está morrendo. Se resolveu um problema hoje, mas temos que pensar no futuro”, apontou.
De acordo com Ramos, cerca de 200 pessoas participam do mutirão para o recolhimento de lixo. Os itens mais encontrados foram móveis, eletrodomésticos, sacos plásticos e até animais mortos. O material foi colocado em caminhões disponibilizados pela Prefeitura, que encaminharam os entulhos para o descarte regular. O presidente da associação adiantou que novas atividades semelhantes devem ser realizados em breve, já que a população participou ativamente do primeiro. “Daqui a dez anos, queremos que o bairro seja exemplo de limpeza, seja uma referência, por causa da mudança que nós realizamos”, disse.
Publicidade
Caminhada encerra ações da 2ª Semana da Família
Nesse sábado acontece a 2ª edição da Caminhada pela Paz, encerrando a programação da Semana da Família e Meio Ambiente. O trajeto começará em frente ao Centro Social Marista, com saída às 14 horas, seguindo até a Praça Santa Vitória. Após a passeata, será realizado culto ecumênico, plantio de árvores e apresentações artísticas. Em caso de chuva, a passeata será cancelada, mas a programação acontecerá no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança. No ano passado, 800 pessoas participaram da caminhada. Para esse sábado, a expectativa dos organizadores é de que o número seja superado. A programação é uma parceria entre as comunidades dos bairros Santa Vitória, Rauber, Carlota, Harmonia, Menino Deus e Loteamento Beckenckamp, além de escolas e lideranças religiosas. Não há partidos políticos envolvidos.
Publicidade