A Central Analítica da Unisc recebeu um certificado de acreditação concedido ao setor pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre). O documento foi entregue à reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer pela equipe que trabalha na Central Analítica em encontro realizado na tarde desta quarta-feira, 10, na sala 2535, no prédio da Reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul.
O reconhecimento, que seguiu os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, refere-se aos Laboratórios de Fertilizantes e Corretivos e ao Laboratório de Fitopatologia da Central Analítica, ambos credenciados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o coordenador da Central Analítica, Paulo Roberto Theisen, a acreditação é um feito muito importante, tanto no que diz respeito ao sistema de gestão quanto pela abrangência da norma e o consequente reconhecimento em nível mundial. “É como se fosse uma profissionalização ao extremo daquilo que nos propomos”, apontou.
Para a reitora, o trabalho realizado pelo setor é motivo de orgulho e de satisfação. “Vimos a Central nascer e crescer, sempre buscando ofertar serviços de qualidade. A acreditação demonstra o processo de maturação e dará mais credibilidade aos clientes que procuram o setor”, ressaltou Carmen. Também participaram do encontro o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, e a coordenadora da Assessoria de Prestação de Serviços, Patricia Konzen Klamt. Hoff comparou o certificado ao recebimento de um Oscar. “A Central está muito bem estruturada e isso é resultado de um trabalho feito por uma equipe alinhada. Quando participamos de eventos fora da Unisc, o setor é referência no estado e no país”, observou.
Publicidade
ISO/IEC 17025
Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para a implementação do sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e de calibração. Os laboratórios que desejam demonstrar sua competência devem implantar os requisitos da norma e se submeter à auditoria do acreditador. O atendimento da norma ISO/IEC 17025 atende a ISO 9001, pois os requisitos gerenciais são similares. Essa creditação constitui expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaio.
Publicidade