O Empreender, um dos mais bem-sucedidos programas de estímulo à competitividade e à sobrevivência das empresas, especialmente das micro e pequenas, estará em atividade na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul a partir da segunda quinzena de agosto. Essa é mais uma das ações do projeto ACI 2015-2025, idealizado pela atual gestão com a finalidade de planejar iniciativas para o desenvolvimento presente e futuro da entidade, dos seus associados e da comunidade regional. Em julho, o gestor Executivo da ACI, Cassiano Steinhaus, e a consultora Letícia Borges, participaram da capacitação que permitirá à entidade desenvolver o programa em Santa Cruz do Sul, uma das 9 cidades escolhidas no Estado para implantar o Empreender este ano.
Unir forças para crescer e superar dificuldades é um dos principais ensinamentos do associativismo e um dos fundamentos do programa Empreender. A iniciativa da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desenvolvida no Estado em parceria com a Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Microempa), é fundamentada no apoio a empresas organizadas nos chamados Núcleos Setoriais – grupos de empresários de um mesmo segmento ou setor. Com metodologia própria e orientadas por um consultor, as empresas discutem soluções para problemas comuns, com benefício para todos os participantes.
O diferencial é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos, originada na Alemanha, denominada METAPLAN. A metodologia METAPLAN agrega a já conhecida tempestade de ideias em grupos (brainstorming), à busca de metas e ações conjuntas.
Publicidade
Lançamento: O vice-presidente da ACI, Lucas Rubinger, um dos principais articuladores da iniciativa, fará o lançamento oficial do programa e a apresentação dos núcleos que serão formados no município, na segunda quinzena de agosto. Inicialmente, está prevista a formação de 5 núcleos, abrangendo os seguintes setores: Turismo, Casas Geriátricas, Mulheres Empreendedoras, Qualidade e um multissetorial de Desenvolvimento.
Cada núcleo terá um coordenador escolhido no próprio grupo. Os encontros acontecerão periodicamente, na ACI, e serão orientados pela consultora Letícia Borges e supervisionados pelo gestor, Cassiano Steinhaus. A participação no programa não tem custo.
“Estudos da CACB atestam que a metodologia do Empreender é reconhecida nacional e internacionalmente como a melhor ferramenta voltada ao crescimento das microempresas, por isso buscamos essa parceria com o objetivo de trazer o programa para Santa Cruz”, ressalta Rubinger. O Empreender incentiva a busca de novos mercados e a formação de lideranças empresariais, o que, segundo o dirigente, está afinado com a proposta de desenvolvimento defendida pela entidade no projeto ACI 2015-2025.
Publicidade