A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) realiza nesta terça-feira, dia 2 de agosto, às 18 horas, na Câmara de Vereadores, a primeira audiência pública para revisão do Plano Diretor de Santa Cruz do Sul. É o início do processo de participação popular na elaboração do documento básico que tem como objetivo orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.
Há cerca de um ano Santa Cruz do Sul deu início ao processo de revisão do seu Plano Diretor que, conforme prevê o Estatuto das Cidades, deve ocorrer de dez em dez anos. Sob a supervisão geral da SMPG, um comitê especial, formado por técnicos das mais diferentes áreas da prefeitura trabalhou internamente.
Publicidade
Durante as audiências públicas que serão realizados ao longo do mês de agosto, a comunidade será esclarecida sobre o que é o Plano Diretor e qual a sua finalidade, abrindo um amplo debate em torno dos temas abrangidos pela lei e conferindo ao processo total transparência. Para envolver toda a população, as audiências serão realizadas em diferentes regiões do município. No dia 5 o encontro será realizado em Monte Alverne, na Secma; dia 10 no Bairro Esmeralda, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida; e no dia 15 em Linha Santa Cruz, no pavilhão da Comunidade Católica.
O Plano Diretor de Santa Cruz do Sul vigora desde 2007 e precisa ser atualizado porque com o passar do tempo as áreas urbana e rural sofreram grandes transformações. Como explica a arquiteta Patrícia Assmann, que coordena o grupo de trabalho responsável pela revisão, juntamente com a arquiteta Karina Peiter Ramos, as decisões tomadas na elaboração do novo plano afetarão diretamente a vida dos cidadãos. “Dentre os principais temas elencados para revisão estão ocupação do solo e desenvolvimento social, meio ambiente e mobilidade urbana. São todos temas de interesse direto dos cidadãos, por isso esse comparecimento a audiência e aos seminários é tão importante”, destacou.
Publicidade