Depois de mais de quatro meses de treinamento intensivo, 180 militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) embarcam até a próxima segunda-feira para o Rio de Janeiro. Lá, vão integrar a Missão Batalhão Olímpico, que tem como objetivo reforçar a segurança durante os Jogos Olímpicos – de 5 a 21 de agosto – e Paralímpicos – de 7 a 18 de setembro. A previsão de permanência da tropa na cidade sede do evento esportivo é de 60 a 90 dias.
O comandante do 7º BIB, tenente-coronel Kurt Werberich, afirmou em entrevista à Rádio Gazeta que o batalhão já está pronto, apenas aguardando a ordem de saída, que deve chegar nessa semana. “O nosso batalhão deve ir no domingo ou na segunda-feira, de avião, e o comboio, composto por 47 viaturas, vai se deslocar até sexta-feira ou sábado”, disse.
O trabalho a ser desenvolvido deve ser similar ao realizado durante a Copa do Mundo de 2014. Serão atividades de manutenção da segurança em pontos específicos e patrulhamento de locais públicos, prezando pela ordem. Além disso, vão servir de apoio contra eventuais ações terroristas ou manifestações violentas. “Havendo uma ação terrorista, nossa missão é controlar a situação e não deixar a população em pânico”, explica.
Publicidade
Os militares se tornam aptos a participar desse tipo de missão somente após um ano de experiência no quartel. Além do contingente santa-cruzense, tropas de Santa Maria, Alegrete e São Luiz Gonzaga se deslocarão para o Rio de Janeiros e ficarão alojadas na Vila Militar Deodoro, na região Oeste do Estado. Essa é a terceira grande missão do 7º BIB em menos de dois anos – em 2014, membros da unidade estiveram na Copa do Mundo e no Haiti.
LEIA MAIS NA VERSÃO DIGITAL DA GAZETA DO SUL
DESTA QUARTA-FEIRA
Publicidade