Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Greve

Em Santa Cruz, CFCs cancelam provas teóricas

ATUALIZADO ÀS 17h33

Santa Cruz do Sul sente os efeitos da paralisação dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS). A partir dessa semana, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem cancelar as provas teóricas. Até o início da tarde desta terça-feira, 12, as instituições ainda aguardavam por um comunicado oficial do Detran/Rs.

A partir da paralisação, os CFCs Real, Machado, Celso e Intelligence estão com um número reduzido de examinadores. Apenas os servidores contratados seguem trabalhando, enquanto os concursados estão em greve. E são os concursados que trazem, direto de Porto Alegre, as provas teóricas. Por isso elas foram canceladas: com a greve, o Detran não permite a saída dos exames.

Publicidade

Porém, não são somente as provas teóricas que devem ser afetadas. Ao longo da semana, alguns alunos podem ter os exames práticos remarcados. De acordo com o diretor de ensino do CFC Real, Daniel Raupp, na manhã desta terça-feira, três examinadores tiveram que se desdobrar para atender a demanda de exames práticos.

Acontece que, normalmente, cinco servidores estão disponíveis para acompanharem os candidatos.  Segundo Daniel, o número reduzido não causou maiores transtornos por que nesta terça-feira havia poucas provas agendadas. Caso fossem mais, alguns testes seriam cancelados.

Já, o CFC Intelligence e o CFC Machado estão se preparando para aplicar as provas práticas na quarta-feira. De acordo com a diretora de ensino do Intelligence, Tharthiere Assmann, geralmente, são disponibilizados quatro examinadores para a categoria B, um para a A, um para a profissional e um para a teórica. A partir da redução no quadro, as provas que acontecem amanhã devem sofrem alterações.

Publicidade

O CFC Celso, localizado no Centro, realizou 24 provas na manhã desta terça-feira. As provas teóricas, como os outros, tiveram que ser canceladas. Na quinta-feira, o CFC Arroio Grande deve aplicar provas. De acordo com o diretor geral, Celso Esperdião, as duas instituições estão na expectativa para como se derá o resto da semana, em especial, na quinta. 

De acordo com o diretor geral do CFC Machado, Paulo Cesar da Silva, a instituição espera realizar cerca de 20 provas amanhã. Mas, há um clima de incerteza. “Durante a semana a gente vai ver como vai ser o andamento da greve,” afirma. 

Comunicado

Publicidade

Em nota, a assessoria de imprensa do Detran/Rs afirma que as aulas teóricas, práticas e avaliações psicológicas serão feitos normamente. O recomendado é que todos os candidatos que tiverem as provas canceladas, devem reagendá-las diretamente com os CFCs. Somente em Porto Alegre, cerca de 300 provas teóricas não foram aplicadas. Os serviços pertinentes a veículos devem ser feitos, regularmente, pelos Centros de Registro de Veículos Automotores. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.