ATUALIZADO ÀS 17h33
Santa Cruz do Sul sente os efeitos da paralisação dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS). A partir dessa semana, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem cancelar as provas teóricas. Até o início da tarde desta terça-feira, 12, as instituições ainda aguardavam por um comunicado oficial do Detran/Rs.
A partir da paralisação, os CFCs Real, Machado, Celso e Intelligence estão com um número reduzido de examinadores. Apenas os servidores contratados seguem trabalhando, enquanto os concursados estão em greve. E são os concursados que trazem, direto de Porto Alegre, as provas teóricas. Por isso elas foram canceladas: com a greve, o Detran não permite a saída dos exames.
Publicidade
Porém, não são somente as provas teóricas que devem ser afetadas. Ao longo da semana, alguns alunos podem ter os exames práticos remarcados. De acordo com o diretor de ensino do CFC Real, Daniel Raupp, na manhã desta terça-feira, três examinadores tiveram que se desdobrar para atender a demanda de exames práticos.
Acontece que, normalmente, cinco servidores estão disponíveis para acompanharem os candidatos. Segundo Daniel, o número reduzido não causou maiores transtornos por que nesta terça-feira havia poucas provas agendadas. Caso fossem mais, alguns testes seriam cancelados.
Já, o CFC Intelligence e o CFC Machado estão se preparando para aplicar as provas práticas na quarta-feira. De acordo com a diretora de ensino do Intelligence, Tharthiere Assmann, geralmente, são disponibilizados quatro examinadores para a categoria B, um para a A, um para a profissional e um para a teórica. A partir da redução no quadro, as provas que acontecem amanhã devem sofrem alterações.
Publicidade
O CFC Celso, localizado no Centro, realizou 24 provas na manhã desta terça-feira. As provas teóricas, como os outros, tiveram que ser canceladas. Na quinta-feira, o CFC Arroio Grande deve aplicar provas. De acordo com o diretor geral, Celso Esperdião, as duas instituições estão na expectativa para como se derá o resto da semana, em especial, na quinta.
De acordo com o diretor geral do CFC Machado, Paulo Cesar da Silva, a instituição espera realizar cerca de 20 provas amanhã. Mas, há um clima de incerteza. “Durante a semana a gente vai ver como vai ser o andamento da greve,” afirma.
Comunicado
Publicidade
Em nota, a assessoria de imprensa do Detran/Rs afirma que as aulas teóricas, práticas e avaliações psicológicas serão feitos normamente. O recomendado é que todos os candidatos que tiverem as provas canceladas, devem reagendá-las diretamente com os CFCs. Somente em Porto Alegre, cerca de 300 provas teóricas não foram aplicadas. Os serviços pertinentes a veículos devem ser feitos, regularmente, pelos Centros de Registro de Veículos Automotores.