O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) lançou nesta sexta-feira,1°, a pedra fundamental do Centro Regional de Especialidades Médicas. A unidade será construída em Santa Cruz do Sul em um terreno na Rua Ernesto Alves, próximo à Secretaria Municipal de Saúde e do Centro Materno Infantil (Cemai), ao lado da Praça Siegfried Heuser (junto ao Centro de Cultura Jornalista Francisco Frantz).
A doação do terreno na Ernesto Alves foi confirmada em fevereiro de 2015 pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, que presidia o Cisvale. A obra deve ser concluída em 12 meses. Os recursos previstos para a construção somam R$ 1,7 milhão provenientes do orçamento da União, através de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado federal Heitor Schuch e contrapartida do Cisvale de mais de R$ 204 mil que deve ser utilizada para compra de equipamentos e mobiliário. A área construída, que totalizará 880,57 metros quadrados, beneficiará uma população de 343 mil habitantes dos municípios que compõem o Cisvale.
O Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM) terá dois pavimentos, três salas de espera para atendimento e 10 consultórios médicos, em uma estrutura integrada e moderna, com espaços amplos e iluminados, que possibilitarão conforto e acessibilidade suficiente para receber 500 consultas diárias e procedimentos médicos eletivos.
Publicidade
A unidade também será composta por sala de procedimentos, consultório odontológico especializado, central de esterilização de materiais e área administrativa. Conforme a diretora-executiva do consórcio, Léa Vargas, com o investimento, a intenção é ampliar a oferta de consultas em diversas especialidades.
Atualmente, no Vale do Rio Pardo, através do Cisvale, realiza-se diariamente cerca de 200 consultas especializadas por intermédio da rede credenciada, prestando atendimento de consultas médicas especializadas, e de aproximadamente 500 atendimentos para os serviços auxiliares, de diagnósticos e tratamento com alto índice de resolutividade. Com o Centro Regional de Especialidades Médicas implantado, a clínica se tornará uma ferramenta indispensável para todas as secretarias de saúde a nível regional.
Foto: Luiz Fernando Bertuol/PMSCS
Publicidade