Até o final de 2017 Santa Cruz do Sul terá o primeiro crematório das região dos vales do Taquari e Rio Pardo. O interesse na construção do empreendimento foi manifestado ao prefeito Telmo Kirst por empresários do ramo de funerárias, do município de Estrela, que vieram a Santa Cruz, nesta quinta-feira, 30, para assinatura do contrato de compra de uma área de terra, na Avenida Deputado Euclides Kliemann, que será destinada a essa finalidade. O imóvel foi colocado à venda pelo município no último leilão realizado pela prefeitura.
Segundo os empresários Régis Luz Diersmann e Albano Mayer, a expectativa é que a comunidade possa contar com o crematório, em pleno funcionamento, até o final de 2017. Adquirido o terreno, a empresa deve agora reunir a documentação necessária para entrar com o processo de licenciamento ambiental junto à Fepam. Enquanto isso deverá providenciar o projeto arquitetônico para execução da obra.
Publicidade
Com atuação nos vales do Rio Pardo e Taquari, a Funerária Diersmann completa em 2016, 48 anos de existência. Tem matriz no município de Estrela e mais 7 lojas instaladas pela região. Conforme o empresário Régis Luz Diersmann, a comunidade pode aguardar pela realização de um projeto diferenciado, com inovações e capacidade para atender a demanda de vários municípios. A estrutura, segundo ele, deverá contar, além do crematório propriamente dito, com funerária, capelas, salas de oratória, lanchonete, floricultura, estacionamento e outros espaços.
Durante a reunião, no Salão Nobre da Prefeitura, Régis revelou que a busca de um local apropriado para a implantação do projeto é antiga. “O namoro com Santa Cruz do Sul já vem de mais tempo. Foram idas e vindas quase semanais a procura de uma área”, contou. Já o prefeito Telmo Kisrt, ao receber a notícia, afirmou que o projeto é um antigo sonho da comunidade. “Há muito tempo os santa-cruzenses esperavam por isso. A demanda por esse serviço é crescente e como Santa Cruz é uma cidade polo, é ideal para receber o investimento”.
No Estado do Rio Grande do Sul existem hoje 10 crematórios. Quem opta pelo serviço em Santa Cruz do Sul e região precisa ir mais longe. Os municípios mais próximos que oferecem são Caxias do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre.
Publicidade