Nesta quarta-feira, dia 29 de junho, a Orquestra de Câmara Unisc realiza um concerto inédito com músicos convidados, em comemoração ao aniversário de 23 anos da Universidade de Santa Cruz do Sul. A apresentação ocorrerá no Auditório Central da Unisc, às 20h, com entrada franca e regência de Leandro Schaefer.
Com Fernando Ávila no acordeon e Mariano Telles no violão, o concerto estreará no Brasil a composição do italiano Roberto Caberlotto, para violão, acordeon e orquestra de cordas, intitulada Concerto Armônico. Também integrarão o programa do concerto quatro obras de Astor Piazzolla – Fear, Tangata del alba, Un día de paz e Libertango; a Serenata em Mi menor, Op. 20, de Edward Elgar; e o Concerto em Ré Maior, de Antonio Vivaldi.
Fernando Ávila é acordeonista, compositor e professor de acordeon. Iniciou seus estudos em 2008, quando ingressou no curso básico de música da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte). Em 2016, formou-se no curso de bacharelado em Música – habilitação Música Popular, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde, atualmente, é aluno do Programa de Pós-graduação em Música, realizando o mestrado na área de concentração Musicologia / Etnomusicologia.
Publicidade
Desde 2012 leciona acordeon no Espaço Livre de Música da Presto Produções e Promoções Artísticas, onde também integra o projeto Arte Gaúcha. Participou de workshops e masterclasses ministrados pelos acordeonistas Denis Patkovic (Alemanha), Renzo Ruggieri (Itália), Richard Galliano (França) e Chico Chagas (Brasil). Segue seus estudos de acordeon sob a orientação do professor Oscar dos Reis.
Mariano Telles é violonista e compositor. Bacharel em Música pela Ufrgs, com ênfase em Violão, sob a orientação de Paulo Inda, iniciou seus estudos com o professor Alvaro Vicente, tendo sido, posteriormente, aluno particular do grande violonista gaúcho Daniel Sá. Participou de diversos festivais e seminários de música, onde pôde aperfeiçoar-se com nomes importantes do cenário violonístico mundial, tais como Eduardo Fernandez, Eduardo Isaac, Marco Pereira, Paulo Martelli, entre outros.
Transita tanto entre a música erudita quanto a popular como solista e acompanhando artistas. É violonista do grupo de música instrumental latino-americana Terra Mista e mantém um duo de violões com Adriano Flesch, além de atuar intensamente como didata do instrumento.
Publicidade