Os diretores do Departamento de Criminalística e do Departamento de Perícias do Interior, do Instituto Geral de Perícias do Estado estiveram reunidos com os vereadores na tarde desta segunda-feira, no Plenarinho da Câmara de Vereadores. Paulo Roberto Costa Frank e Marco Antônio Aurélio Curcio conversaram sobre a possibilidade da instalação de um posto de criminalidade no município, como um Instituto Geral de Perícias (IGP).
Os representantes do Estado destacaram que a ideia do Governo é abrir um concurso nos próximos dias para a área, quando deverão ser contratados novos profissionais, como peritos e médicos legistas. “Seguindo o percurso normal, um ano e meio poderia ser instalado o posto de criminalidade no município, a exemplo do que ocorre com o posto de identificação e do Instituto Médico Legal”, observou Paulo Roberto Costa Frank.
O diretor do Departamento de Perícias do Interior, Marco Aurélio Curcio salientou que a ideia do Governo é instalar o posto em Santa Cruz e também em Erechim, melhorando a rede de atendimentos aos municípios destas regiões. “Atualmente, existe uma dificuldade em bem atender a eventos que ocorrem aqui nesta região, pelo fato do deslocamento dos profissionais. Assim, queremos dirimir isso a partir do concurso, ou caso um dos peritos atuais desejasse se transferir para cá”, citou.
Publicidade
A reunião ocorreu no Plenarinho da Câmara de
Vereadores na tarde desta segunda-feira, 20
Foto: Jacson Miguel Stülp
Ele ainda disse que estão atrás de um local adequado para a instalação do futuro posto. “Fizemos uma visita à Unisc para instalarmos a estrutura dentro da universidade, e fomos bem recebidos. A reitora ressaltou apenas que precisaria construir uma estrutura, mas demonstrou interesse e colocou um terreno à disposição. Do município também recebemos uma proposta de nos instalarmos no futuro Centro Integrado de Segurança Pública”, observou Marco Aurelio Curcio. Ele citou ainda que foi avaliada ainda a estrutura junto ao Sine, a qual foi considerada inadequada e também houve visita à área do Daer, mas também não houve um parecer favorável.
Ele disse que o apoio dos vereadores e do Poder Público será fundamental para colocar em prática esse projeto. “O Estado não se encontra numa situação financeira favorável e caso estivesse, nem precisaríamos vir aqui. Queremos o apoio da comunidade e do Poder Legislativo”, argumento.
Publicidade
O presidente da Câmara, Alceu Crestani (PSDB), e os demais vereadores, disseram que o encontro foi importante, e que irão realizar a articulação no sentido de auxiliar na definição de um local adequado para a instalação de um posto de criminalística do IGP em Santa Cruz do Sul.