A conscientização sobre a função dos tributos e impostos que pagamos no dia-a-dia e o retorno desses através de obras e serviços será matéria trabalhada em sala de aula. Uma parceria entre as secretarias da Fazenda, Educação, Meio Ambiente e Agricultura deve reforçar a temática da Educação Fiscal nas 41 escolas da rede municipal de ensino de Venâncio Aires. Através de Decreto Municipal, um grupo de trabalho foi instituído pelo prefeito Airton Artus com a missão de reforçar a Educação Fiscal com crianças e adolescentes na cidade e interior.
Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), entre as metas do município está conscientizar as novas gerações para a importância de pedir nota fiscal. “Acreditamos que, ao envolver a educação de jovens e crianças, essas poderão ajudar a transformar a ação dos seus pais, como por exemplo, exigindo nota fiscal em cada compra ou serviço, fiscalizando e contribuindo para reduzir os gastos públicos e acompanhando a aplicação dos recursos”, destaca a secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller.
Confeccionar material gráfico de sensibilização quanto ao exercício da cidadania; realizar reuniões de orientação com gestores das escolas e secretarias municipais; organizar concurso de escolha do nome do mascote do programa e divulgar a importância dele junto à comunidade venâncio-airense são algumas das ações já definidas pelo grupo que passa a se encontrar semanalmente na Prefeitura. “O objetivo é traduzir de forma simples e através de exemplos os principais tributos, quem deve pagar e qual a sua destinação”, acrescenta a secretária-adjunta da Fazenda, Marinete Bortoluzzi.
Publicidade
Uma “abelha” foi escolhida como mascote-símbolo do Programa Municipal de Educação Fiscal, já que sua principal característica é o trabalho em conjunto, chegando sempre aos objetivos em equipe. “Nosso trabalho também só terá êxito se tivermos o apoio de todas as secretarias e da comunidade, por isso a importância do conjunto”, salienta Fabiana Keller.
O programa Municipal de Educação Fiscal, bem como a imagem do mascote serão lançados pelo grupo técnico até o fim do mês de junto a rede municipal e demais secretarias. O objetivo é, juntamente com o concurso escolar que elegerá o nome do mascote, divulgar uma cartilha didática para distribuição comunitária.
Publicidade