A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, 13, teve a aprovação de três projetos, todos de autoria dos próprios vereadores. São eles os projetos de para a nomeação de ruas de Professor Simão H. a Campis e de rua Francisco Antônio Gonçalves, ambos de autoria da vereadora Rejane Maria Nunes Frantz Henn (PT).
Outro projeto aprovado foi o do vereador Gerson Trevisan (PSDB), que dispõe sobre a contratação de “Vigilância Armada 24 Horas” nas agências bancárias dos setores público e privado e nas cooperativas de crédito, em funcionamento no município. Pela proposta, deverão permanecer no interior da instituição financeira, em local seguro para que possam se proteger quando da ocorrência de sinistro, num período de 24 horas, com a posse do botão de pânico e com terminal telefônico para rápido acionamento policial. O botão do pânico deverá bipar a Sala de Operações da Brigada Militar, devendo o vigilante, além disso, ter acesso a um dispositivo para acionar sirene de alto volume no lado externo da instituição financeira, para chamar atenção de transeuntes e afastar delinquentes, de forma preventiva a cada acionamento.
Na justificativa o vereador Trevisan destaca que os roubos a caixas eletrônicos vêm substituindo os assaltos a bancos, devido à desarticulação das grandes quadrilhas de assaltantes. “A fragilidade do sistema brasileiro de segurança bancária, especialmente no que diz respeito à preservação da vida e da saúde, expõe os bancários, seus familiares, clientes e transeuntes das proximidades a risco de morte. Além disso, o lucro em assaltos a caixas eletrônicos acaba sendo o mesmo dos bancos e o risco na ação é bem menor”, observa.
Publicidade
O projeto acabou aprovado, com votos contrários de Elo Ari Schneiders (SD) e Wilson Luiz Rabuske (PT). Este último justificou ser favorável à iniciativa, mas disse que votou contrário pelo parecer desfavorável da comissão. Também foi aprovada que a partir da próxima sessão as reuniões terão início às 17 horas, até o final do mês de agosto.