Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Rio Pardo

Municípios da região se destacam em nova fase do Ranking da Transparência

Os municípios do Vale do Rio Pardo ficaram bem colocados na segunda fase do Ranking da Transparência. divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta quarta-feira, 8. Das 47 cidades do Estado que conquistaram a nota 10 na avaliação, oito delas fazem parte da região. Santa Cruz, Venâncio Aires, Candelária, Vale do Sol, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras e Vale Verde obtiveram nota máxima e aparecem na lista de administrações municipais mais transparentes do Brasil. 

Destes municípios, apenas dois haviam conquistado nota 10 na primeira avaliação, que aconteceu em outubro de 2015: Santa Cruz e Venâncio Aires. A melhora mais significativa foi registrada em Sinimbu, que havia alcançado média 7,8 há seis meses. Rio Pardo, que já havia recebido um 9, repetiu a nota.

No país, apenas sete municípios haviam tirado nota 10 na primeira avaliação, número que subiu para 120 no ranking divulgado nesta quarta-feira. O Rio Grande do Sul está em terceiro lugar no Brasil entre as prefeituras mais transparentes. Já no ranking dos Estados, o Governo Estadual está pior colocado. Ocupa a posição 14 entre os 27 estados da federação. 

Publicidade

De acordo com o MPF, o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% nesta segunda avaliação. O Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros – subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. 

Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.  Fazem parte dos critérios de avaliação possuir informações atualizadas sobre a transparência no site municipal; ferramentas de pesquisa; informações sobre Receitas e Despesas; extratos de pagamentos realizados; informações sobre a remuneração dos funcionários e gestores; parcerias realizadas; informações sobre licitações e contratos; divulgação de serviços de informação ao cidadão; estrutura administrativa, entre outros. 

Para conferir as notas dos municípios gaúchos, clique aqui

Publicidade

 

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.