Os municípios do Vale do Rio Pardo ficaram bem colocados na segunda fase do Ranking da Transparência. divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta quarta-feira, 8. Das 47 cidades do Estado que conquistaram a nota 10 na avaliação, oito delas fazem parte da região. Santa Cruz, Venâncio Aires, Candelária, Vale do Sol, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras e Vale Verde obtiveram nota máxima e aparecem na lista de administrações municipais mais transparentes do Brasil.
Destes municípios, apenas dois haviam conquistado nota 10 na primeira avaliação, que aconteceu em outubro de 2015: Santa Cruz e Venâncio Aires. A melhora mais significativa foi registrada em Sinimbu, que havia alcançado média 7,8 há seis meses. Rio Pardo, que já havia recebido um 9, repetiu a nota.
No país, apenas sete municípios haviam tirado nota 10 na primeira avaliação, número que subiu para 120 no ranking divulgado nesta quarta-feira. O Rio Grande do Sul está em terceiro lugar no Brasil entre as prefeituras mais transparentes. Já no ranking dos Estados, o Governo Estadual está pior colocado. Ocupa a posição 14 entre os 27 estados da federação.
Publicidade
De acordo com o MPF, o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% nesta segunda avaliação. O Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros – subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.
Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez. Fazem parte dos critérios de avaliação possuir informações atualizadas sobre a transparência no site municipal; ferramentas de pesquisa; informações sobre Receitas e Despesas; extratos de pagamentos realizados; informações sobre a remuneração dos funcionários e gestores; parcerias realizadas; informações sobre licitações e contratos; divulgação de serviços de informação ao cidadão; estrutura administrativa, entre outros.
Para conferir as notas dos municípios gaúchos, clique aqui
Publicidade
Publicidade