Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Problema de energia

Geradores de luz proliferam pelo interior de Santa Cruz

Na esteira dos problemas de energia na zona rural, geradores de eletricidade proliferam nas propriedades do interior de Santa Cruz do Sul. Cansados de esperar melhorias, agricultores e donos de estabelecimentos estão investindo nos dispositivos para evitar prejuízos. Além de entrar em ação quando falta luz, os equipamentos suprem a carência de energia da rede, que já não suporta grandes refrigeradores, estufas, ordenhadeiras e outras máquinas.

Em Rio Pardinho, as queixas dizem respeito à fragilidade da rede elétrica. Nos temporais de outubro do ano passado, os moradores chegaram a ficar dois dias seguidos sem luz. Carnes e leite estragaram nos refrigeradores. 

De lá para cá, qualquer vento deixa os habitantes da localidade apreensivos. Na propriedade de Marise Gressler, famosa pelas saborosas cucas, a opção foi comprar um gerador para não deixar sob risco o leite produzido por 50 vacas. “Além disso, sem luz a cozinha para. Precisamos de energia elétrica aqui o tempo todo.”

Publicidade

O vizinho de dona Marise, Paulo Sérgio Bücle, 45, também teve que gastar com um gerador para não sofrer mais. Mesmo optando por um modelo usado e mais antigo, precisou desembolsar R$ 2 mil. “Um novo, hoje em dia, custa muito mais caro”, avalia o produtor.

Quem possui estabelecimentos na localidade também teve que se adaptar. Lairton Pádua de Oliveira, 40, proprietário de um mercado, comprou um gerador no ano passado, para não perder o estoque de carne do açougue. “Basta uma mosca bater as asas e a luz já cai. Pelo menos uma vez por mês a gente fica sem energia aqui”, conta.

LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTA QUARTA-FEIRA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.