O Polo de Modernização Tecnológico do Vale do Rio Pardo, sediado na Unisc, recebeu a visita do analista de projetos Christian Caminha Almeida, que atua na Divisão de Polos Tecnológicos, junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Rio Grande do Sul nessa sexta-feira, 13. O objetivo da visita foi de conhecer os projetos desenvolvidos por pesquisadores da Unisc, financiados pelo Banco Mundial BIRD. Alguns projetos são oriundos da Consulta Popular, outros, através de editais de Polos.
A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unisc e gestora do PMT/VRP, professora Andreia Rosane de Moura Valim, coordenou a visita técnica, que contou ainda com a participação dos coordenadores dos projetos, o gestor do Parque Tecnológico Fernando José Stanck, a secretária operacional do Corede/VRP, Diana F Anton Roehrs e a funcionária do PMT/VRP, Danúbia Maria de Oliveira.
A recepção ao técnico da SDECT ocorreu na sala 1635, bloco 16, da Unisc, oportunidade em que a professora Andreia Valim fez uma apresentação do Polo de Modernização Tecnológica e suas áreas de atuação, em seguida houve uma apresentação de todos os projetos que levam financiamento do Banco Mundial, pelos pesquisadores coordenadores, os quais totalizam aproximadamente R$ 850 mil em fomento, enfatizando o impacto desses projetos no setor produtivo e para a comunidade regional.
Publicidade
Na sequência foi feita uma visita aos laboratórios em que os respectivos projetos são desenvolvidos, onde foram observadas as instalações e a utilização dos equipamentos adquiridos. Conforme Christian, estão sendo feitas visitas técnicas em todas as regiões que tem projetos com recursos do BIRD justamente com o intuito de sensibilizar para a renovação do convênio. Ele ainda anunciou que este ano deverão ter mais recursos alocados para os editais de programas de Polos, além disso, deverá ser retomado o Fórum de Gestores de Polos, valorizando a integração entre essas instâncias e a troca de experiências.
A pró-reitora Andreia Valim destacou a relação do Polo com o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo, nas assembleias regionais, em que os projetos são apreciados e prestado contas aos integrantes. “É fundamental que as pesquisam, que tem uma temporalidade maior para acontecer, venham de encontro à necessidade da região, sendo que as áreas mais demandadas são de alimentos e saúde”, destacou Valim.
Os projetos apresentados foram os seguintes:
Publicidade
1. Projeto: Processamento de farinhas de vegetais não-conformes: aproveitamento de resíduos de atividades agroindustriais para agregação de renda.
Coordenadoras: Ana Lúcia Becker Rohlfes e Liliane Marquardt
Modalidade: Consulta Popular 2011/2012
2. Projeto: Uso de farinhas vegetais na produção de farinhas funcionais e bioativas
Coordenadora: Ana Lúcia Becker Rohlfes
Modalidade: Edital de Polos 01/2015
3. Projeto: Novas abordagens em biodinâmica humana para diagnóstico de obesidade, fatores de riscos cardiometabólico e diferenciação hematológica em trabalhadores e escolares.
Coordenadoras: Miria Suzana Burgos e Hildegard Hedwig Pohl
Modalidade: Consulta Popular 2012/2013
Publicidade
4. Projeto: Produção de biocombustíveis a partir de tabaco energético
Coordenadora: Rosana de Cássia de Souza Schneider
Modalidade: Edital de Polos 01/2014
5.Projeto: Novas tecnologias em saúde para diagnóstico de infecções genitourinárias.
Coordenador: Valeriano Antônio Corbellini.
Modalidade: Consulta Popular 2012/2013
Publicidade