Como medida para melhor atender a comunidade no período de inverno, desde esta segunda-feira, 2, três postos de saúde de Santa Cruz do Sul – localizados no Arroio Grande, Avenida e Bom Jesus – estão com expediente maior, funcionando das 18 às 21 horas. O secretário municipal da Saúde, Henrique Hermany, fez mais um alerta à população quanto a esta mudança nos horários de funcionamento, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 5.
“A procura nesses primeiros dias tem sido muito baixa, sendo que esses são os horários de maior procura nos Pronto Atendimentos. Por isso, é necessário que as pessoas deixem os PAs para urgências e emergências e procurem os postos de saúde para atendimentos mais rotineiros”, explicou o secretário. Ele disse que todos os postos estão preparados para atenderem pessoas com sistemas respiratórios de gripe, dor de garganta e doenças comuns de inverno.
No último mês, conforme Hermany, a rede pública do município realizou mais de 30 mil consultas. Este número, porém, não contabiliza os atendimentos feitos pela campanha de vacinação contra a gripe, pela enfermagem e para outros procedimentos. Além disso, também foram efetuadas as consultas do Cisvale. “Com isso, dá para dizer que tivemos pelo menos 35 mil consultas médicas em abril. Mas esse número vai aumentar, já que colocamos ainda mais médicos na rede”, contou o secretário.
Publicidade
Como o número de atendimentos foi muito grande, Hermany considera que Santa Cruz está muito bem na saúde básica, tanto com os postos de saúde quanto com os hospitais.
Considerando a quantidade grande de atendimentos, eventualmente, nem todos têm uma avaliação tão positiva. “Às vezes ouvimos dizer que as pessoas não foram tão bem atendidas, mas esse tipo de reclamação deve ser registrado na Ouvidoria da Secretaria da Saúde. É preciso ressaltar, porém, o empenho de toda a equipe dos profissionais médicos, de saúde em geral, de limpeza e da administração”, destacou Hermany.
Ele afirma que desde a implantação da ouvidoria, foi notado que cerca de 80% dos registros são feitos por falta de informação. “Se a pessoa tivesse a informação correta, não teria problemas. Claro que há reclamações mais complexas, mas a maioria é por falta de informação”, disse.
Publicidade
Tamiflu está com estoque reduzido
Conforme dados levantados no final da tarde de ontem, ainda restam cerca de 5 mil doses da vacina da gripe em Santa Cruz. No entanto, uma nova remessa deve chegar ainda hoje ou amanhã. O medicamento Tamiflu, utilizado no tratamento da gripe A, também deve chegar amanhã ao município. Hermany informou que no Cemai ainda há estoques deste medicamento infantil, mas o de 75mg, destinado a adultos, está em falta no momento.
“Os médicos, tanto da rede quanto particulares, estimaram mais de 900 tratamentos com o Tamiflu. Orientamos os médicos da saúde pública para que não banalizem o uso do medicamento, pois muitas situações poderiam ser tratadas com outro antibiótico. Esse medicamento é distribuído pelo Ministério da Saúde, então não existe a possibilidade de comprar mais dele”, falou o secretário.
Publicidade
Município já teve 22 suspeitas de gripe A
Até agora, apenas três casos foram confirmados. No entanto, os pacientes já tiveram alta, pois responderam bem ao tratamento e aos medicamentos. Por enquanto, cerca de cinco pessoas aguardam resultados clínicos.
Momento político influencia diretamente na saúde
Publicidade
A crise política a nível nacional, que acabou resultando na crise econômica por qual passa o país, reflete diretamente na saúde pública. No município, muitas pessoas deixaram de ter planos de saúde. Isso influenciou no aumento da demanda de pessoas procurando o atendimento público.
Cartilha com informações será distribuída
Um folder com informações sobre o funcionamento da rede pública de saúde santa-cruzense já começou a ser distribuído no interior do município. Em breve, agentes comunitários de saúde iniciarão a distribuição pelas residências da área urbana também. Esta cartilha tem o intuito de facilitar o acesso à saúde pública para as pessoas, contendo explicações detalhadas sobre a estrutura do município
Publicidade