Durante os meses de março e abril, as Secretarias de Educação e de Saúde de Vera Cruz, realizaram a avaliação nutricional de crianças matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) do município. Foram aferidos o peso e altura de 519 crianças, as quais estavam presentes no dia da realização do trabalho e com autorização prévia dos pais e/ou responsáveis. Conforme os resultados obtidos, a avaliação indicou que 89,6% apresentaram desenvolvimento adequado, considerando a confirmação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).
A avaliação foi executada pela nutricionista da Saúde, Samia Nassere e pela nutricionista da Educação, Mariele Neumann Baccaro. Conforme as profissionais, a proposta é elaborar, através da verificação de peso e estatura, um cardápio escolar diário que permita uma alimentação adequada para o perfil estudado, além de subsidiar ações em Saúde, visando melhora do estado nutricional das crianças vera-cruzenses. Comparando com os dados obtidos em 2015, – 86,8% das crianças com desenvolvimento adequado -, houve uma melhora de percentual, somando-se ao percentual de crianças normais e com risco de sobrepeso, chegando assim em 89,6%.
Das 519 crianças avaliadas, 54 (10,4%) apresentaram peso corporal não adequado, sendo que destas, 31 (5,97%) estão com sobrepeso e 10 (1,92%) com obesidade infantil. Entretanto, em relação a 2015, verificou-se a redução dos casos de sobrepeso (7,8% em 2015, para 5,97% em 2016) e obesidade (3,4% para 1,92%). Para a secretária de Educação, Cristina Rabuske, o resultado é reflexo do trabalho realizado nas escolas de orientação e ações estratégicas para diminuição dos índices negativos a cada ano. Ela mencionou ainda, que um dos principais aspectos para se chegar ao resultado, refere-se à introdução dos produtos oriundos da agricultura familiar no cardápio escolar das instituições.
Publicidade