Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prevenção

Dia D da vacinação contra a Gripe A mobiliza população

ATUALIZADO ÀS 11h32

Os municípios que integram a 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) estarão mobilizados neste sábado para o Dia D de vacinação contra gripe. Apesar de a abertura dos postos de saúde ser facultativa no Rio Grande do Sul, as secretarias municipais de Saúde prepararam equipes que vão trabalhar ao longo do dia e intensificar a imunização.  

Além das unidades de sáude, alguns municípios irão disponibilizar equipes itinerantes, inclusive com visitação a residências de pessoas com dificuldades de locomoção. É o caso de Rio Pardo e Sinimbu, segundo as secretarias de Saúde. Em Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Candelária, Venâncio Aires, Vera Cruz e Sinimbu, em torno de 95,6 mil pessoas integram o grupo prioritário. 

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, no Centro Materno Infantil (Cemai), as filas começaram a se formar antes mesmo das 8 horas. Conforme a técnica de enfermagem Silvana Spall, até às 10h45 cerca de 150 pessoas já haviam recebido a vacina. “Entramos em contato com as outras unidades de saúde e muitas não têm filas. As pessoas que não quiserem esperar, podem se deslocar aos outros postos”, comentou. A média de espera no Cemai durante a manhã deste sábado estava entre 20 e 30 minutos. Já na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas, a população recebeu a vacina em até 10 minutos.

Até o fim da campanha, no dia 20 de maio, a meta da 13ª CRS é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, composto por 112.349 pessoas, em 13 municípios. O número de imunizados até agora na região não foi informado.

Público-alvo

Publicidade

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

Casos

O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na sexta-feira, apontou que o Rio Grande do Sul tem 89 casos de gripe A. Já o número de óbitos em decorrência da doença alcança 25. Nenhuma morte no Estado havia sido registrada no mesmo período do ano passado. Em Santa Cruz, até agora, apenas um caso de H1N1 foi confirmado. O paciente já recebeu alta hospitalar e passa bem. 

Publicidade

Onde vacinar

Santa Cruz do Sul – A a imunização será feita entre as 8 e 17 horas, nos postos de saúde de Alto Paredão, Dr. Pedro Eggler, Linha Santa Cruz, Rio Pardinho, Bom Jesus, Cristal, Faxinal Menino Deus, Arroio Grande, Avenida, Belvedere e Esmeralda, Centro Materno Infantil (Cemai) e Hospitalzinho, além da Casa da CDL, no Centro.

Rio Pardo – Entre as 8 e 16 horas, em todos as unidades básicas de saúde, nos dois supermercados Imec e no Asilo São Vicente. Uma equipe visitará também as casas de pessoas previamente cadastradas. 

Publicidade

Candelária – Das 8 às 17 horas, na Unidade Central, na ESF da Ewaldo Prass, ESF da Marilene e na ESF Rincão Comprido. Uma equipe itinerante estará ainda na Comunidade Sinodal, na Vila Quilombo, a partir das 8 horas;  na Comunidade Evangélica, na Costa do Rio, às 9 horas; na escola Max Sperling, em Linha do Salso, às 13h30; e na residência de Arvino Wolff, em Linha do Salso, às 14 horas. Na Rua Coberta, no Centro, haverá uma unidade móvel das 8 às 12 horas.

Venâncio Aires – Todos os postos de saúde dos bairros disponibilizarão a vacina entre as 8 horas e 16h30. Nos postos de Mariante e Estância Nova, a vacina será feita até as 16 horas; e nos demais postos do interior, das 8 às 12 horas.

Vera Cruz – No município, todos os postos de saúde estarão abertos neste sábado, das 8 às 17 horas. 

Publicidade

Sinimbu – Entre as 8 e as 17 horas, todas as unidades de saúde do município estarão atendendo. Uma equipe itinerante também irá nas residências de pessoas cadastradas para receber a visita.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.