Teve início na quarta-feira, 27, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o 2º Fórum Internacional de Educação, que este ano agrega o 6º Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, o 14º Fórum Nacional de Educação e o 17º Seminário Regional de Educação Básica. A programação segue até este sábado, 30, com palestras, painéis, mostra de trabalhos, atividades artísticas e culturais, exibição de filmes e oficinas.
Um dos destaques dos eventos é a presença de palestrantes estrangeiros, iniciativa que segue a perspectiva institucional de incentivo às ações internacionais desenvolvidas na Unisc. Os docentes convidados a compartilhar seus conhecimentos são, Ariana Maria de Almeida Matos Cosme, da Universidade do Porto-Portugal; Jordi Planella Viera, da Universitat Planella Viera (UOC), da Espanha; Manuel Gonçalves Barbosa, da Universidade do Minho, de Portugal; Nahuel Ribke, da Universidade Telaviv, de Israel; e Mario Vilca Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), da Argentina.
Abrindo os trabalhos, na noite do dia 27, Ariana Maria de Almeida Matos Cosme falou sobre escolas contemporâneas. Na tarde do dia 28, foi a vez de Jordi Planella Viera dividir seus conhecimentos com os participantes. O palestrante trouxe como tema central a Pedagogia do Sensível. Para iniciar sua fala, o pesquisador problematizou a seguinte frase do autor Frank McCourt: “Eu sonhava com escolas onde os professores fossem guias e conselheiros, e não supervisores de tarefas”.
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Durante sua explanação, Planella fez reflexões que se posicionavam contra o modelo dominante de educação, conectado com ideias de Platão, Sócrates e Aristóteles. “A função da pedagogia é de pensar constantemente a função da educação”, disse. Segundo ele, é preciso se pensar na pedagogia do sensível frente ao que ele denominou como pedagogia anestesiante.