Em apenas três anos, as multas de trânsito em Santa Cruz cresceram mais de 2.000%. Dados encaminhados pela Secretaria Municipal de Transportes à Câmara de Vereadores mostram que o número de penalidades aplicadas a motoristas, que em 2012 foi de 561, ultrapassou no ano passado a marca de 12 mil.
O volume representa mais de 30 multas por dia e equivale a cerca de 14% da frota em circulação no município atualmente (84,9 mil veículos). Os relatórios da Prefeitura mostram que a intensificação começou no segundo semestre de 2013, quando foram nomeados novos fiscais e o efetivo passou de seis para 19. Apenas em setembro daquele ano, o número de multas (560) foi praticamente o mesmo registrado em todo o ano anterior. Em 2015, a média mensal chegou a mais de mil multas. Os dados apontam ainda que a infração mais recorrente é excesso de velocidade, seguido por estacionamento irregular e uso de celular ao volante.
Além de mais azuizinhos nas ruas, outro fator que vem alavancando o número de penalidades é o uso do radar móvel para controle de velocidade. Do total de infrações registradas no ano, praticamente um terço (3,5 mil) foram flagradas pelo equipamento.
Publicidade