Uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através das Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, com as ONGs, entidades e voluntários que trabalham pelo bem estar animal no município, vai levar uma tarde de atividades ao Residencial Viver Bem. Programada para este sábado, 16, a ação levará a prestação de diversos serviços de saúde tanto para a população, quanto para os animais do complexo que possui 922 residências.
Em reunião realizada nesta terça-feira, 12, os envolvidos na iniciativa acertaram os detalhes da programação que vai iniciar às 14 horas. Um levantamento está sendo realizado por voluntários no local, para saber, principalmente, a quantidade de cachorros, quais os cuidados que são tomados pelos donos e se o pátio dos mesmos é cercado. A abertura das atividades terá uma pequena palestra de conscientização com essas famílias, através de um trabalho lúdico especialmente preparado para o momento.
Publicidade
Na sequência, um mutirão formado por aproximadamente 30 pessoas, das quais algumas serão veterinários voluntários, vai vacinar todas as fêmeas com injeções anticoncepcionais cedidas pela Secretaria de Saúde para a ação. “A ideia surgiu pelas frequentes denúncias de animais abandonados e doentes que são encontrados naquela região. Será um projeto piloto, que pretendemos levar para outros bairros também”, explica umas das organizadoras da programação, Jonéia Ferreira dos Passos.
Paralelo a ação para os animais, os moradores do residencial poderão usufruir das atividades de mais uma edição do Projeto Saúde em Ação. A feira itinerante será montada junto ao Centro Comunitário Viver Bem com a prestação de diversos serviços de saúde com foco na prevenção. Na oportunidade, os moradores do local poderão atualizar o Cartão SUS, verificar a pressão arterial, buscar informações sobre ações de prevenção e combate à dengue, aprender sobre o uso racional de medicamentos, saber mais sobre HIV, hepatites e tuberculose e receber orientações de enfermagem.
Conforme o secretário da pasta, Henrique Hermany, a ação ainda é resultado das reivindicações dos defensores da causa animal discutidas em audiência pública proposta pelo Vereador Gerson Luís Trevisan no fim do ano passado. “Essa parceria da Prefeitura com as entidades que trabalham pela causa animal no nosso município trará cada vez mais benefícios para a saúde pública de Santa Cruz”, diz. Além das vacinas que serão usadas na ação do Viver Bem, diversos outros medicamentos foram adquiridos e repassados ao Canil Municipal, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
Publicidade