Um pequeno gesto de boa vontade pode trazer felicidade a milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, melhorando suas condições de vida e dando-lhes perspectivas de um futuro muito mais promissor. Um exemplo que pode ser seguido por muita gente e que ganha a cada dia mais adesão em Santa Cruz do Sul, é a dedução de parte do imposto de renda devido, tanto por parte de pessoas físicas quanto jurídicas, para ser revertido em prol de entidades assistenciais.
Uma das beneficiadas com doações da comunidade é a Associação Atlética Banco do Brasil que, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, atende trezentas crianças carentes no Programa AABB Comunidade. A associação foi contemplada em 2015 com recursos repassados pelos Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para a construção de uma pista multiesportiva.
A obra iniciou em dezembro último, já foi concluída e agora será inaugurada na próxima terça-feira, dia 15. A pista possui 670 metros de extensão, três metros de largura e foi construída na sede da AABB, ao redor do lago, compondo toda a estrutura física que hoje é disponibilizada a estudantes carentes da rede pública municipal de ensino incluídos no programa socioeducativo.
Publicidade
Em Santa Cruz do Sul o Programa AABB Comunidade conta com uma das melhores estruturas do Estado, segundo a coordenadora Lisandra Faccin. A entidade disponibiliza as instalações para a realização das atividades escolares, esportivas, culturais e sociais – ginásio de esportes, quadras, piscina e sala de danças – além do fornecimento dos materiais utilizados nas oficinas, uniformes e objetos de uso pessoal. Já o poder público municipal é responsável por custear o fornecimento de alimentação, transporte, pela realização de exames médicos e odontológicos e pela equipe de educadores.
O projeto para execução da pista teve início há cerca de cinco anos e a captação dos recursos para sua concretização ocorreu, em grande parte, junto a funcionários do Banco do Brasil e alguns clientes da instituição que conhecem e acreditam no programa. “Muitos desses doadores são até de outros estados e municípios. É a credibilidade que o programa em Santa Cruz do Sul conquistou ao longo desses 19 anos de existência”, destaca Lisandra.
De acordo com ela, a construção de uma pista de atletismo para que as crianças pudessem praticar atividades esportivas é um sonho acalentado há anos. “Sempre desejamos trabalhar a modalidade do atletismo com nossas crianças , a corrida, o salto a distância e o arremesso. Já utilizamos a pista da Oktoberfest, mas tem todo o transtorno com deslocamento, o que dificulta muito”, explica.
Publicidade
Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline Marques, o novo espaço é uma conquista da comunidade que vai ampliar as oportunidade de aprendizado e convívio sadio para os jovens inclusos do programa, e quem sabe, até mesmo despertar neles perspectivas futuras de seguir no esporte. “É mais um espaço seguro para que nossos alunos desenvolvam habilidades permanecendo menos tempo na rua expostos a situações de risco, como drogas e violência”.
Desenvolvido em parceria com a prefeitura, o Programa AABB Comunidade conta também com a participação de outros colaboradores, como a Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc/Unisc). Atualmente são atendidas no município 300 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade social, moradores dos bairros Belvedere, Menino Deus, Progresso, Rauber, Harmonia e Várzea. As turmas frequentam o programa duas vezes por semana em turno inverso ao da escola e nesse tempo participam de atividades como judô e outros esportes, dança, aulas de informática, artesanato e atividades sócio-ambientais.
O Programa AABB Comunidade já recebeu recursos do Comdica em outras oportunidades, como para a reestruturação do playground, aquisição de instrumentos musicais para a banda de percussão, construção de uma sala de danças e compra de equipamentos de informática para projeto de inclusão digital. No ano passado um dos projetos que teve a destinação de recursos aprovada foi a reforma do ginásio de esportes, concluída em dezembro.
Publicidade
Doações auxiliam entidades assistenciais
O Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, realiza campanha permanente para incentivar doações que podem ser feitas por meio de dedução do Imposto de Renda. O Conselho é responsável pela destinação dos recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Pessoa física (com declaração completa do IR) pode realizar a dedução do limite máximo de 6% do imposto devido até o último dia útil do ano-calendário ou até 3% do imposto devido com prazo final em 30 de abril do ano seguinte. Para pessoa jurídica (empresa tributada pelo lucro real) a dedução é de até 1% do imposto de renda devido. As arrecadações garantem a qualidade do serviço prestado pelas entidades que atendem crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. São beneficiadas diretamente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Publicidade