Pouco mais de dois meses após o encerramento da segunda edição do Palco do Saber, a organização do projeto já articula novas ações para a terceira edição. Na manhã dessa quinta-feira, representantes da Gazeta Grupo de Comunicações, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Instituto PalavrAções e integrantes do Programa Unisc-Escola estiveram reunidos para discutir mudanças neste ano.
Ficou definido que as escolas participantes, por meio do trabalho de seus professores, vão elaborar novas perguntas do conteúdo aplicado para renovação do banco de dados das questões. Além das quatro áreas de conhecimento já existentes, deverão inserir o tema “atualidades” como quinta opção.
Conforme o gerente de eventos e comunicador da Gazeta Grupo de Comunicações, Edson Marques, o objetivo da inclusão de “atualidades” é trazer à tona temas transversais que contribuam para a formação humana dos alunos. Nesse campo, questões como sexualidade, violência escolar e doméstica, bullying, drogas, sustentabilidade e discriminação serão abordadas. “Apesar de não fazer parte das disciplinas oficiais aplicadas no ano letivo, o assunto vem ao encontro da necessidade de debater temáticas de formação humana”, explica Marques. As outras quatro áreas são Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.
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Outra novidade para a terceira edição é que o banco de dados com as perguntas será totalmente renovado. As escolas deverão inserir novas questões, as quais, durante o período de validação pelo comitê pedagógico, serão classificadas por grau de dificuldade. “Essa reformulação, além de qualificar as questões aplicadas, possibilita elevar o grau de dificuldade para a grande final”, complementa o gerente de eventos.
Marques acredita que o maior rigor na validação das perguntas também diminui a probabilidade de empate durante as eliminatórias e na própria final do Palco do Saber. As escolas deverão inserir 65 questões, divididas nas cinco áreas.
Além disso, foi reforçada a importância de o comitê pedagógico se reunir nos próximos dias para a definição e distribuição dos cinco temas às escolas. A finalidade é que elas possam planejar a aplicação dos conteúdos aos alunos em sala de aula. Como forma de potencializar a acessibilidade dos estudantes a esses temas transversais, os materiais, após definidos e validados, serão divulgados pela Gazeta do Sul e Rádios Gazeta AM e FM.
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