Mesmo com os atuais avanços da medicina, o câncer continua sendo um difícil desafio para pacientes e familiares, ainda mais quando se encontram em situação de vulnerabilidade social e financeira. Oferecer gratuitamente hospedagem, alimentação, apoio emocional e demais auxílios a pessoas que se encontram nessa situação é o objetivo do trabalho da Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT). Sediada em Santa Cruz do Sul, a ONG é mantida financeiramente com doações da comunidade e de empresas e atende pacientes de baixa renda da cidade, do interior e de outros municípios da região dos vales do Rio Pardo e Taquari. Dentre as muitas necessidades da instituição, a aquisição de um carro para auxiliar principalmente no transporte de pacientes fragilizados com o tratamento oncológico (quimio e radioterapia) é o mote de uma campanha recentemente lançada pela AAPOT. A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul que divulgará a campanha junto aos seus associados.
Na tarde de quarta-feira, 10, representantes da ONG foram à ACI apresentar detalhes do projeto para aquisição do veículo ao gestor executivo da entidade, Cassiano Steinhaus. “Hoje, utilizamos táxi ou recorremos aos veículos dos funcionários para o deslocamento de pacientes, especialmente os cadeirantes ou os que se encontram muito fragilizados, mas o custo é elevado”, explica Bianca Cardoso, assessora de comunicação da AAPOT. Idealizadora do projeto, ela participou da reunião juntamente com o coordenador da ONG, José Jakis e a assistente social, Cristiane Couto. Segundo eles, o carro também será fundamental para visitas a pacientes e no trabalho de conscientização que a ONG desenvolve por meio de campanhas e palestras gratuitas, abordando a prevenção de vários tipos de câncer.
Para Steinhaus, por sua origem empresarial e tradição de envolvimento com os assuntos de sua comunidade, a ACI decidiu apoiar a iniciativa por meio da divulgação, recomendando aos seus associados que dentro do possível colaborem não somente com este projeto, mas com outras necessidades da ONG. “O carro é uma necessidade urgente que terá um impacto muito positivo na redução dos custos e na qualidade dos serviços prestados pela AAPOT”, afirma o gestor.
Publicidade
Todas as empresas que colaborarem financeiramente com o projeto terão a sua marca adesivada no veículo. O escritório da AAPOT fica na Rua Amapá, 170, ao lado do Hospital Ana Nery. Contatos pelo fone (51) 3715-1127, e-mail [email protected] ou no site www.aapot.com.br Já a casa de Hospedagem está localizada na rua Rua Euclides Kliemann, 1793.
Saiba mais
Na casa de hospedagem, a AAPOT oferece estadia temporária para o paciente e um acompanhante, alimentação, atividades ocupacionais, horta e atendimento psicológico. Além de auxílios, conforme a necessidade, tais como fraldas, medicamentos* e suplementos**, cesta básica, atendimento com assistente social e empréstimo de orteses (cadeira de rodas, colchões, entre outros).
Publicidade
Todos esses produtos e inclusive alimentos e utensílios domésticos podem ser doados à ONG. Recursos financeiros, através de doações espontâneas, via depósito bancário (Caixa Econômica Federal. – Ag: 3141 – C/C: 189-9 ou Banrisul – Ag: 0343 – C/C: 06.137.334.03) e trabalho voluntário são outras formas de colaborar.
*Medicamentos : Daxamentasona 4mg, Hirudoid Gel 500mg, Plasil, Vonau 8mg. Codeina+paracetamol, Tramadol 50mg, Morfina 30 mg, Morfina 10mg/ml (gotas). Megestat 160mg, Durogesic 25mg, 50mg e 100mg
**Suplementos: Trophic 1.5, Isosource 1.5, Nutrison Energy, Nutridrink, Sustagem e Nutrison Energy 1.5.
Publicidade