Na manhã desta quarta-feira, 3, no Salão Nobre do Palacinho, o prefeito Telmo Kirst e o presidente da Associação Santa-cruzense de Apicultores (ASA), Almiro Martin, assinaram o termo de cooperação para a captura e preservação dos enxames de abelhas (ápis mellífera) dentro do perímetro urbano do município. O prefeito também sancionou a Lei nº 7.503, de 19 de janeiro de 2016, que autoriza o Poder Executivo a firmar o referido termo. O ato contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch e de Agricultura, Licério Agnes.
“Recebemos com muita satisfação os apicultores e a assinatura deste termo representa a diversificação. Fico muito feliz com esta ação que contribuirá para a proteção da saúde pública, bem como preservar os enxames de abelhas. Há muita coisa boa acontecendo em nossa cidade”, enfatizou o prefeito.
Almiro Martin destacou a importância do convênio para a entidade. “Esta conquista se deve ao grande apoio da Prefeitura. Poderemos realizar um trabalho que irá contribuir para a segurança e proteção da saúde pública dos munícipes e o bem estar animal. Agradecemos também ao prefeito Telmo a doação da área para o entreposto que está localizado junto à Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, e que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores.”
Publicidade
Responsável pelo Departamento Jurídico da Associação, Doríbio Grunevald, frisou que de forma simples se consegue soluções que valorizam a produção primária. “Trabalhar com apicultura é muito agradável. Através do mel, a abelha nos dá 18 dos 22 nutrientes que precisamos para nos alimentar, entre eles o própolis que traz grandes benefícios para a saúde.”
O que rege o termo
Através do convênio o município fornecerá uma caixa ninho para cada enxame de abelha capturado pela Associação; irá fiscalizar, orientar e supervisionar os trabalhos executados pela entidade, através das secretarias municipais de Agricultura, de Saúde e de Meio Ambienta, Saneamento e Sustentabilidade. Além destes, serão repassadas todas as informações necessárias para a execução do serviço, como localização do enxame, nome e endereço do solicitante.
Publicidade
A Associação, por sua vez, deverá executar a captura dos enxames de abelhas através de um integrante da Associação, sempre que solicitado pelo município, devendo realizá-la imediatamente ao comunicado; também deverá apresentar, semestralmente, relatório das atividades desenvolvidas e da mesma forma, um relatório para a Secretaria Municipal de Agricultura, contendo todos os associados produtores que foram beneficiados com a captura dos enxames de abelhas, os quais foram incorporados na sua produção de mel.