A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), realiza um cronograma para a limpeza e manutenção dos chafarizes no Centro de Santa Cruz do Sul. O primeiro a receber o serviço foi o da Gruta da Coquinha na Praça da Bandeira. Os trabalhos seguem no chafariz da Praça Getúlio Vargas, Monumento do Imigrante e, posteriormente, em frente ao Parque da Oktoberfest.
Conforme o secretário da pasta, Raul Fritsch, está sendo estudada uma forma de impermeabilizar o chafariz da Praça Getúlio Vargas. O objetivo é evitar problemas causados por vazamentos. “Estamos buscando uma forma de instalar um sistema definitivo. Recentemente, em um ato de vandalismo, ligaram o registro da água que transbordou, atingindo as bombas fazendo com que estas queimassem. Até que a manutenção destas bombas seja concluída, o chafariz ficará desligado e a equipe da Central de Serviços já está fazendo a limpeza do local.”
O coordenador da Central de Serviços, Martin Duehring, explica que o fato do chafariz da Gruta da Coquinha ter ficado com a água no aspecto esverdeado não significa que estava parada, mas sim devido ao produto que foi aplicado para a limpeza. “Estamos fazendo a manutenção de todos os chafarizes. A limpeza é feita uma vez por mês e, semanalmente, o tratamento da água.”
Publicidade