A Caixa Econômica Federal inicia, segunda-feira, 7, o atendimento para liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes em Venâncio Aires e que tiveram suas casas atingidas pelas enxurradas decorrentes das fortes chuvas ocorridas no município. A Prefeitura decretou estado de emergência, em razão das fortes chuvas e granizo que atingiu centro, bairros e interior no dia 21 de outubro.
Esta situação permite aos trabalhadores que tiveram sua residência afetada realizar o saque do benefício. A Caixa firmou parceria com a Prefeitura municipal de Venâncio Aires para identificação dos trabalhadores beneficiados, bem como prévia orientação acerca de documentação necessária. O telefone 0800-726-0207 está à disposição para mais informações.
O pré-atendimento e orientação será realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, até o dia 30 de dezembro, na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, na Rua General Osório, 1.430, Sala 2. O horário de atendimento será das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, exceto na sexta-feira de Natal, 25, e na última quinta-feira de dezembro, 31. Após a triagem, o trabalhador deverá se dirigir a uma das agências da Caixa no município, no horário das 10 às 15 horas.
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Quem pode sacar:
Nos municípios com declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública, os trabalhadores, residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local, têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6.220,00 por conta vinculada do FGTS. Para sacar qualquer valor o trabalhador não pode ter realizado saque do Fundo, por situação de emergência ou estado de calamidade pública, em período inferior a um ano.
Documentação necessária (originais e cópias):
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– Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);
– Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água (com a devida identificação do CEP), telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamento), emitido no período de 20/03/2015 a 12/07/2015 (data de leitura/postagem nos Correios) ou a Declaração da Prefeitura contendo todos os dados/exigências;
– Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
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– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);
– Cartão do Cidadão (opcional).
Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.
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CRONOGRAMA PARA O SAQUE
De 7 a 11 de dezembro – nascidos em janeiro, fevereiro e março.
De 14 a 18 de dezembro – nascidos em abril, maio e junho.
De 21 a 24 de dezembro – nascidos em julho, agosto e setembro.
De 28 a 30 de dezembro – nascidos em outubro, novembro e dezembro.
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