A Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Associação Esportiva, Recreativa e de Lazer do Lago Dourado (Aelago) assinaram nesta quinta-feira, dia 3, convênio para custeio do projeto Remando no Lago. Já a partir deste final de semana, o espelho d’agua estará liberado para a prática de esportes náuticos não-motorizados.
Por meio do convênio, a associação compromete-se a disponibilizar equipamentos para que a comunidade possa aderir a alguma das modalidades esportivas oferecidas. Inicialmente serão disponibilizados cinco caiaques e duas pranchas de standup, além de coletes salva-vidas, de uso obrigatório. O acesso ao lago será permitido aos sábados, das 9 às 12 horas e das 14 às 20 horas e aos domingos, das 8 às 12 horas e das 14 às 20 horas.
A idade mínima para a prática esportiva no lago é de 12 anos, neste caso com acompanhamento de um maior responsável. Aos finais de semana, nos horários em que estiver liberado o acesso à lâmina d’água, a associação manterá no local um instrutor para auxiliar os estreantes em esportes aquáticos, e também uma embarcação de pequeno porte com profissional salva-vidas habilitado para eventuais resgates.
Publicidade
Em um segundo momento, conforme estabelece a parceria entre a prefeitura e a associação, deverá ser desenvolvido um projeto de inserção social para menores em situação de vulnerabilidade, visando integrá-los à prática esportiva.
Para o presidente da Aelago, Luis Leandro Grassel, a abertura do Lago Dourado para a prática esportiva será decisiva para fomentar o turismo local, trazendo para Santa Cruz do Sul pessoas das mais diferentes regiões do Estado. “As pessoas já praticam ciclismo, corridas e caminhadas no local, agora com os esportes aquáticos o lago se transformará em um parque multiesportes. É um passo importante para fomentar o turismo esportivo, muita gente virá de fora, de Estrela, Lajeado, Santa Maria que tem um grupo forte na canoagem e muitos outros municípios”, disse.
Durante a cerimônia o prefeito Telmo Kirst enfatizou a importância do Lago Dourado para o abastecimento da cidade e afirmou que os problemas de falta de água que afetam algumas localidades ocorrem devido ao fato de que durante uma década a companhia vinha trabalhando sem contrato, por erro das administrações passadas. Ele também destacou os investimentos, na ordem de R$ 42 milhões, que estão sendo realizados pela Corsan na troca de antigas tubulações.
Publicidade
Para Telmo a assinatura do convênio com a Aelago representa mais um avanço para a concretização do complexo de lazer e esportes que será construído no local. “Vejo com muita satisfação essa parceria. Com o uso contínuo do lago para a prática de esportes, a comunidade aprende a usar e preservar o manancial”, disse.
Histórico
O reservatório de água, conhecido como Lago Dourado, foi projetado em 1997 e inaugurado no ano 2000. Seis anos depois um projeto turístico para o local foi elaborado pela empresa Magna Engenharia quando Telmo Kirst era presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Publicidade
Quase dez anos depois, agora prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo começa a tirar do papel a proposta de implantar um grande complexo turístico junto ao reservatório que abastece o município. Os investimentos, estimados em R$ 20 milhões, previstos no contrato assinado com a Corsan, vão compor uma estrutura destinada ao lazer e à prática de esportes, com quiosques, quadras, sanitários e muitos outros espaços. Em julho deste ano a prefeitura inaugurou o primeiro deck do lago, estrutura construída para o acesso dos praticantes de esportes náuticos não-motorizados.