A grande final da quarta edição do Projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem ocorreu na manhã dessa quarta-ferira, 4, nas dependências do curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). No total, 11 finalistas disputaram os primeiros lugares em duas categorias – receitas doce e salgada. Este é o primeiro ano em que há divisão por modalidade. O prato salgado vencedor foi apresentado pela equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Emanuel, que elaborou sua Torta Salgada de Legumes. Já nos doces, quem levou o prêmio para casa foi a Emef Frederico Assmann, com o Bolo da Vó Tânia.
Segundo a nutricionista Cinara Cereser Mussi, coordenadora do Mestre Cuca, cada vez mais os estudantes aderem ao projeto e se esmeram na escolha de receitas saudáveis, com ingredientes naturais e que valorizam a cultura local, como previsto pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Acreditamos que a escola é um dos melhores ambientes para se explorar a alimentação saudável. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o ambiente escolar para se trabalhar a saúde como um todo.”
A secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, anunciou que as 11 receitas finalistas serão incluídas no cardápio da alimentação das escolas municipais a partir do próximo ano letivo. A ideia também é fazer um compilado das finalistas de todas as edições e publicar um livro de receitas. “Além de trabalhar a importância da alimentação saudável, o projeto contribui para o desenvolvimento pessoal dos alunos.”
Uma trajetória de muito aprendizado
O Projeto Mestre Cuca é uma iniciativa liderada pelo Município de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEE), em parceria com o curso de Gastronomia da Unisc. O objetivo é oportunizar a prática culinária de forma saudável, despertando dons, habilidades e diferentes aprendizagens, além de trabalhar a importância da alimentação, de forma criativa e sustentável. Também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), por meio do Projeto Crescer Saudável, que busca a prevenção da obesidade infantil e de doenças crônicas não transmissíveis. A iniciativa foi lançada pela Prefeitura no dia 24 de maio, destinada a alunos dos anos 6º e 7º das escolas municipais de ensino fundamental.
Publicidade
A capacitação aconteceu em julho, no Memorial da Unisc, com recorde de participantes: foram 11 escolas e 80 inscritos. Os 11 finalistas foram escolhidos após as receitas terem sido apresentadas para uma comissão julgadora do concurso em classificatórias feitas em cada escola.
Os vencedores
Categoria doce
1º lugar: Bolo da Vó Tânia, da Emef Frederico Assmann.
Alunos: Denian Ramos Ruck, Dexter Rodrigues da Cunha e Geovana Elisa Bender. Professor orientador: Eduardo Barreto de Araújo.
2º lugar: Cookie Integral de Maçã, da Emef Duque de Caxias.
Alunos: Gabriel Braga, Henrique Pfaffenzeller Figueiredo e Isadora Rayana de Mello. Professora orientadora: Carla Simone Kroth.
Categoria salgado
1° lugar: Torta Salgada de Legumes, da Emef Emanuel.
Alunos: Eduardo Emerson Helfer, Hugo Cassiano Escobar Eisenhardt e Pedro Augusto Junkherr. Professora orientadora: Inri Simone Rosa Ohlweiler.
2º lugar: Repolho Cremoso Gratinado, da Emef Rio Branco.
Alunos: Amanda Mayer, Carol Vitória da Silva e Raul Schmidt. Professora orientadora: Carine Beatriz Barbian.
Premiação: os alunos que ficaram em primeiro lugar em cada categoria levaram para casa máquinas de cupcake, e as escolas ganharam bancos de jardim. Os estudantes da segunda colocação receberam pipoqueiras e seus educandários, cafeteiras. Todos os finalistas ganharam bolsas térmicas e brindes.
Publicidade
Receitas campeãs
Bolo da Vó Tânia
Ingredientes: 4 ovos; 1 xícara de açúcar; 4 bananas; 1/2 xícara de azeite; 1 colher de sopa de canela; 2 xícaras de aveia, e 1 colher de sopa de fermento.
Modo de preparo: em um liquidificador, bata os ovos, o açúcar, as bananas, o azeite e a canela. Já em um recipiente à parte, misture a aveia e o fermento. Depois incorpore a mistura do liquidificador e misture bem. Em uma forma untada, asse em forno médio por 20 a 30 minutos. Quem quiser ainda pode adicionar cacau, chocolate ou mel à massa.
Torta Salgada de Legumes
Ingredientes: 7 ovos inteiros; 1 xícara grande de leite; 1 xícara de chá de óleo; 2 xícaras grandes de farinha, 1 de cada vez; 1/2 colher de sopa de sal; 1 colher de sopa de fermento químico (acrescentar por último, após a massa ser batida); 1 lata de milho; 2 cenouras pequenas; 1 cebola média; 1/2 pimentão pequeno; 1 xícara de brócolis picado; 2 tomates; 1/2 xícara de salsa e 8 fatias de queijo.
Modo de preparo:
Massa: bata no liquidificador 3 ovos, 1 xícara de leite, óleo, 1 xícara de farinha e o fermento.
Recheio: triture ou rale as cenouras, pique bem a cebola, o pimentão e o brócolis. Descasque e tire as sementes do tomate e pique também os quatro ovos cozidos, a salsa e o milho escorrido. Misture todos os ingredientes descritos anteriormente, menos os ovos e a salsa.
Montagem: unte uma forma média e polvilhe farinha. Coloque metade da forma e espalhe. Cubra com recheio dos legumes, depois os ovos picados, a salsa e o queijo. Depois cubra com o restante da massa. Assar no forno pré-aquecido a 180 graus, aproximadamente por 50 minutos.
LEIA MAIS: Etapa final do Mestre Cuca elege escolas vencedoras
Publicidade