Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

Reunião vai discutir situação do fumo em Brasília

A situação do tabaco será discutida nesta terça-feira, 24, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília. No encontro, a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) deve ouvir as demandas de representantes do setor, como o presidente do Sinditabaco, Iro Schünke, e pessoas ligadas à Afubra.   

Segundo Schünke, a ideia é expor a posição e mostrar como funciona o setor do tabaco. “Em Brasília, eles não sabem nada sobre a produção de tabaco. O que se ouve são as notícias antitabagistas. Eles não tem conhecimento sobre a geração de emprego e de renda. Queremos que as pessoas passem a entender que tem esse lado completamente importante”, explicou em entrevista à Rádio Gazeta. Ele salientou a importância do fumo na exportação, que representa mais de 1% nas exportações brasileiras e 10% nas gaúchas. 

No encontro desta terça-feira, a expectativa é de que sejam tratados temas referentes à 7ª Conferência das Partes (COP7), que será realizada na Índia, provavelmente em novembro de 2016. “O que buscamos como entidade do setor é um ponto de equilíbrio entre as questões relacionadas à saúde e a geração de renda e empregos”, explica.

Publicidade

Presidida pelo ministro da Saúde e composta por representantes de 18 órgãos e ministérios, a Conicq é responsável por promover, implementar e avaliar estratégias, planos e programas, assim como políticas, legislações e outras medidas para o cumprimento das obrigações previstas na Convenção-Quadro. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.