Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Robson Caetano leva esperança para alunos

O atleta Robson Caetano, um dos mais vitoriosos velocistas brasileiros, encheu de esperanças centenas de crianças e jovens santa-cruzenses nessa sexta-feira. Durante algumas horas, ele falou para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Margarida. No dia em que é celebrada a Consciência Negra, o medalhista olímpico abordou temas como racismo e pobreza, levando aos estudantes uma mensagem de otimismo e superação. A instituição que o recebeu é constantemente lembrada por se destacar em competições de atletismo, mesmo sem ter uma estrutura ideal para essa prática esportiva.

Desde que a diretora da escola, Lucinéia Gewehr Goettems, conseguiu acertar a vinda de Robson para Santa Cruz do Sul, os alunos foram incentivados a conhecer mais sobre a vitoriosa história desse velocista. Na sala de aula, eles ficaram sabendo que Robson teve origem pobre, mas conseguiu superar as dificuldades. Por ter atingido seu auge no esporte no final dos anos 1980, muitos estudantes não o conheciam. Mal sabiam que ele participou de quatro Jogos Olímpicos, levando dois bronzes (em 1988 e 1996), venceu três mundiais dos 200 metros consecutivos (1985, 1989 e 1992) e, em sua carreira, bateu dois recordes sul-americanos nos 100 metros e cinco nos 200. Em 1989, o brasileiro terminou como número um do mundo em sua categoria e até hoje ele é detentor do recorde sul-americano na prova dos 100 metros rasos.

As crianças e jovens da Nossa Senhora de Fátima foram aos poucos sendo apresentados à personalidade que é Robson Caetano. A expectativa por conhecer esse ídolo era visível no rosto de todos. O atleta foi recebido na instituição com a apresentação de dança de um grupo de alunas lembrando o Dia da Consciência Negra. Após isso, ele se levantou e falou durante horas para os atentos estudantes. Mesmo com um histórico vitorioso, ele optou por focar a sua fala na superação de uma infância pobre para assim atingir uma vida de glórias e fama nacional.

Publicidade

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DA GAZETA DO SUL DESTE FINAL DE SEMANA.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.