O Sindicato Rural de Venâncio Aires recebeu nessa segunda-feira, 16, reunião avaliativa sobre as atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2015. O encontro reuniu 75 agricultores filiados à Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), entidade responsável pelo fornecimento dos produtos alimentícios. O programa, que já cumpriu seu ciclo neste ano na Capital Nacional do Chimarrão, foi responsável pela distribuição de 169,6 toneladas de alimentos, para 12 entidades e 600 famílias carentes beneficiárias.
O encontro foi liderado por técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, escritório da Emater-RS/Ascar no município e a diretoria da cooperativa. Os produtores debateram e apresentaram suas sugestões, em especial sobre as formas de controle de qualidade dos produtos e os métodos de entregas para o PAA. A pauta também incluiu os mesmos tópicos com relação ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), cuja distribuição de alimentos da agricultura venâncio-airense, assim como para os PAAs de Canoas e Lajeado, segue até o final do próximo mês de dezembro.
Em 2015, o PAA envolveu, em Venâncio Aires, 100 produtores rurais, entre agroindústrias familiares e produtores hortifrutigranjeiros. O programa injetou R$ 466.145,90 na agricultura local, em valor definido e repassado pelo Governo Federal e gerenciado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Cooprova. As entregas dos produtos ocorreram ao longo de 22 semanas, entre maio e outubro deste ano. O planejamento para a continuidade do programa está atrelado ao montante que será liberado pela União para o próximo ano, cujo anúncio possui data definida.
Publicidade