A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Venâncio Aires iniciou, na última semana, ação contra o descarte indevido de lixo. O trabalho de assistência social e limpeza de terreno ocorre em área ao lado do loteamento Marjan, no Bairro Coronel Brito. Na ocasião, servidores da pasta e a assistente social Juliana Rheiheimer dialogaram com catadores de lixo que residem no local, visando conscientizá-los sobre a necessidade de não prejudicar o meio ambiente com o descarte a céu aberto de seu material de trabalho.
O abandono de resíduos no terreno entre o local onde vivem os catadores e o loteamento vinha causando reclamações dos moradores da região. Segundo a secretária Mara Rosane da Silva, a Prefeitura estava ciente do problema, que exige um acompanhamento especializado e contínuo para sua resolução. “Mais do que a colocação de lixo em vias públicas e áreas verdes, o problema é de cunho social, pois se trata do meio de sustento destas pessoas”, sublinha a secretária. Mara frisa que os trabalhos ocorrerão em duas frentes para atender as reivindicações da população no local e prestar o atendimento mais adequado às famílias de catadores.
Conforme a assistente social Juliana Rheinheimer, cerca de 15 a 20 famílias residem no local e serão acompanhadas pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Battisti. As pessoas serão atendidas na própria unidade e receberão material educativo sobre o assunto. Ela frisa que o acompanhamento técnico-social não pode ser feito de forma invasiva, de modo a traduzir às famílias atendidas a importância do descarte adequado em busca de uma solução definitiva.
Publicidade