Um documento tão aguardado pela Administração Municipal de Venâncio Aires finalmente foi assinado na tarde desta sexta-feira, 6. Convidado pela direção da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) para dirigir-se a Porto Alegre, o prefeito Airton Artus assinou ao lado da chefe de Departamento de Contratos e Programas, Carina Cunha, o repasse de R$ 690 mil da estatal para a recuperação de ruas danificadas pelas obras de canalização no centro. O valor permitirá o recapeamento asfáltico de aproximadamente 10 quadras em três ruas centrais da cidade.
Através de uma articulação técnica, jurídica e política que durou aproximadamente dez meses, a Administração de Venâncio Aires cobrava providências da Corsan com relação aos danos causados à regularidade dos paralelepípedos retirados para as obras de esgotamento sanitário. Para obter o recurso, além de elaborar relatórios com os problemas apresentados em cada trecho e a base de cálculo para justificar a obra, o prefeito e sua equipe reuniram-se diversas vezes com a direção da companhia em busca de soluções. “Sabemos que não é prática da Corsan esse recurso compensatório, mas avaliamos que o nosso município foi muito prejudicado pela qualidade da reposição desse calçamento. Não há mais conserto nos locais onde passou a canalização, apenas com asfalto”, destaca Airton Artus.
Inicialmente, o Município buscava um total de R$ 2 milhões para viabilizar a recuperação de dois quilômetros de vias que contemplaria toda a parte baixa da cidade, principalmente as ruas Osvaldo Aranha, Tiradentes, Sete de Setembro, General Osório e Júlio de Castilhos. Com o recurso liberado, porém, o projeto da Prefeitura é contemplar dez quadras. Os primeiros trechos a serem recapeados ficam na Rua Sete de Setembro (entre a Felix da Cunha e a Tiradentes), Tiradentes (entre a Sete de Setembro e a Travessa São Sebastião Mártir) e na Rua General Osório (entre a Sanga do Cambará e a Rua Cláudio Reckziegel).
Publicidade
O prefeito Airton Artus ressalta que se trata apenas de uma primeira etapa, com ruas possíveis de serem recapeadas com o recurso da Corsan. “Enquanto isso, nossa equipe segue na busca por novas fontes de financiamentos e projetos para contemplar todo o centro que merece essa atenção”, destaca. Com o recurso garantido, a Administração Municipal ficará responsável pelos projetos de engenharia e a abertura de licitação para a obra. A expectativa do prefeito é realizar esse recapeamento no início do próximo ano.
Publicidade