Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Mostra revela talentos e habilidades nos primeiros anos da infância

As escolas municipais de educação infantil de Santa Cruz do Sul estão de portas abertas até o final desta semana a espera da comunidade. A mostra de atividades culturais intitulada Brincar, Crescer e Aprender reúne os trabalhos realizados em sala de aula pelas turmas do berçário até a pré-escola.

Desenhos, esculturas em argila, colagens, pinturas, jogos e os mais diversos tipos de trabalhos manuais estão dispostos pelos corredores dos educandários aguardando o olhar atento dos visitantes. A mostra é uma oportunidade para que os pais e a comunidade conheçam e valorizem o trabalho que as direções, professoras, atendentes e monitoras realizam com as crianças no dia a dia.

De acordo com a coordenadora de Emeis do município, Lígia Hoppe, desde a mais tenra idade, a criança desenvolve habilidades que contribuem para seu crescimento e autonomia. “É brincando que a criança aprende a interagir e a desenvolver suas potencialidades”, disse.

Publicidade

Na Emei Beija Flor, situada no bairro Várzea, quase não sobra espaço para exposição de tantos materiais, resultado das atividades intensas realizadas no decorrer do ano. Para a diretora da instituição, Katiane Thomas, é muito importante que a comunidade saibam o que acontece no dia a dia dos pequenos. Ela enfatiza que as escolas de educação infantil não são locais onde os pais apenas deixam seus filhos enquanto saem para trabalhar, mas espaços de interação, estímulo e aprendizagem. “A participação dos pais é muito importante nessa construção, a família tem que andar junto com a escola, sempre unidas para alcançar cem por cento dos objetivos”, disse.

Em Linha Santa Cruz as crianças da escola homônima vão mostrar as atividades que desenvolveram, juntamente com a Amorlisc e o Rotary Cidade Alta, dentro de um projeto voltado à educação no trânsito, onde trabalharam durante mais de duas semanas as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Quem for até a escola conhecer o projeto vai perceber que é grande o envolvimento da comunidade nas ações da escola. “Temos uma interação muito grande com a comunidade. Através das redes sociais os pais acompanham os trabalhos que desenvolvemos com as crianças, participam e elogiam. É uma corrente do bem, onde todo mundo trabalha no mesmo rumo pelo melhor de todos”, avaliou a vice-diretora da Emei, Eliana Deise.

Já na Emei Paraíso Infantil, no bairro Bom Jesus, o saguão de entrada ganhou um colorido mágico com a mostra de trabalhos infantis. Destaque para o Projeto Brincar que trabalhou o lúdico através da utilização de diferentes materiais alternativos. A escola que este ano completa 35 anos realiza nesta sexta-feira, dia 30, às 19h30min, no pavilhão central do Parque da Oktoberfest, a sua Mostra Cultural, com a encenação da peça A Fantástica Máquina do Tempo. Toda a comunidade está convidada e a entrada é gratuita.

Publicidade

Participam da mostra as Emeis Aliança, Beija Flor, Bem-Me-Quer, Gente Miúda, Linha Santa Cruz, Margarida Aurora, Monte Alverne, Mundo Mágico, Paraíso Infantil, Pequeninos do Faxinal, Pingo de Gente, Raio de Sol, Sonho de Criança, Vovô Arlindo e Vovô Arno. Nas Emeis Vovô Albino, Castelo Infantil, Criança Feliz e Santo Antônio a mostra será realizada de 9 a 13 de novembro.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.