Abraçada pelo Rotary Internacional há 30 anos, a causa da erradicação da poliomielite esteve em evidência na Praça Getúlio Vargas, na manhã deste sábado, 24, por ocasião do Dia Internacional de Combate à Pólio. Santa Cruz do Sul não ficou de fora das atividades que ocorreram em todo o mundo e a iniciativa no município contou com a participação dos quatro Rotay Clubs – Santa Cruz, Oeste, Avenida e Cidade Alta – , Interact Club, Rotaract Club, Rotary Kids e apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Quem passou pela praça, junto à Casa da CDL, recebeu orientações sobre a importância da vacinação com a companhia amiga do Zé Gotinha e foi convidado a se engajar na campanha mundial contra a pólio, doando R$ 0,75 para a causa ou qualquer quantia em dinheiro. Com o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates todas as doações angariadas pelos rotarianos no mundo são triplicadas pela instituição com o fim de eliminar a doença.
Como explicou a responsável pela captação de recursos para projetos internacionais e Pólio Plus, no distrito 4680 e membro do Rotary Club Santa Cruz do Sul, Claudete Sulzbacher, não existe remédio contra a pólio, a única forma de agir é através da prevenção, assegurando a vacina para todas as crianças. “Se pensarmos que as crianças vacinadas poderão correr, brincar e ter uma vida ativa, vale a pena dedicar alguns minutos para levá-las até um posto de vacinação. Da mesma forma, se pensarmos que algumas moedas podem ter um poder tão transformador, protegendo crianças contra uma doença tão grave, tudo devemos fazer para efetivamente colaborar com uma causa que mudou o mapa mundial, em antes e depois da vacinação”, defendeu.
Publicidade
Para o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, é importante ressaltar o trabalho integrado entre os rotarianos e o Poder Público Municipal, através da Secretaria de Saúde, em apoio à causa e às ações pelo Dia Internacional. “Falta muito pouco para a erradicação da pólio, cabe agora um esforço a mais de toda a sociedade para que, em breve, alcancemos este objetivo há tanto tempo sonhado”, disse.
Durante toda a manhã, além da gotinha, outras vacinas do calendário vacinal estiveram disponíveis para a comunidade na Casa da CDL. A Secretaria de Saúde também esteve presente com a equipe de odontologia efetuando entrega de escovas e orientando adultos e crianças sobre a correta higiene bucal e com o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) proporcionando aos baixinhos atividades de lazer na praça.
Para contribuir com doações em dinheiro nos próximos dias, basta se dirigir a um dos vários pontos de coleta existentes no comércio local. Diversos estabelecimentos já colocaram cofrinhos End Pólio Now para ajudar a acabar com a pólio. São eles: Soder Hotel, Íria Calçados, Espaço Saúde e Beleza, Central de Inteligência Acadêmica, Belleza.com, Fhaty/Di Laroufe Cosméticos, Mundo Natural, Vêneto Empreendimentos Imobiliários, Padaria Pritsch e Via Gotta. E no próximo dia 8 de novembro, o Rotary Interact estará no Brique da Praça arrecadando doações.
Publicidade