Foi inaugurado na manhã desse domingo o Cemitério Centenário de Alto Linha Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. A restauração do local foi iniciada no começo deste ano, pelo grupo Juventude de Alto Linha Santa Cruz (Jealisc). A revitalização do espaço consisitiu na limpeza do cemitério e reparos nas sepulturas danificadas, abandonadas desde a década de 1960.
O cemitério de Alto Linha Santa Cruz guarda a história dos primeiros imigrantes alemães chegados em Santa Cruz do Sul. Por ser o mais antigo da cidade, desde 2010, ele é patrimônio histórico do município. No total, são 107 túmulos preservados e 95 nomes identificados. A sepultura com data de falecimento mais antiga informa o ano de 1874.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Nazário Bohnen, durante pronunciamento, garantiu que, no próximo ano, o cemitério será incluído na Rota Turística do município. São parceiros na empreitada a Comunidade Evangélica de Alto Linha Santa Cruz, a Secretaria Municipal de Educação e o Mosteiro da Santíssima Trindade.
Publicidade