Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Rio Pardo

Na região, 152 apenados usam tornozeleira

Atualmente, 152 apenados são monitorados 24 horas por dia no Vale do Rio Pardo através da tornozeleira eletrônica. Assim que o detento do regime aberto ou semiaberto passa a utilizá-la, os deslocamentos são acompanhados em tempo real através de um sistema GPS que mostra sua exata localização. Pela tela de um computador, o apenado é vigiado pelos agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) de Santa Cruz do Sul. Caso saia do trajeto, no qual tem permissão do juiz para circular, será advertido e poderá perder o direito de permanecer fora do presídio.

Após quase um ano do uso no município, o titular da 8ª Delegacia da Susepe, Eugênio Elizeu Ferreira, avalia a medida positivamente. Porém, como ainda há casos em que o apenado infringe a lei e foge, os agentes estão sempre em busca de melhorias. “Por ser uma forma nova de cumprimento de pena, precisamos sempre buscar o aprimoramento no controle efetivo dos presos.”

O promotor de Justiça Jefferson Dall’Agnol afirma que o dispositivo ajudou a minimizar a superlotação da Casa do Albergue em Santa Cruz do Sul, além de melhorar o controle no que diz respeito às saídas sem fiscalização dos detentos. “Hoje, com o equipamento, há uma fiscalização individual para cada apenado. Se ele sair da zona permitida e estiver em algum local de crime, por exemplo, vamos ter cada passo dele registrado.” 

Publicidade

Além disso, segundo o promotor, antes os presos do regime semiaberto forjavam documentos e criavam firmas, para que pudessem sair do presídio. O fim dessa farra, acredita Dall’Agnol, se deve às tornozeleiras, já que, hoje, o detento que estiver trabalhando tem inseridos no sistema o endereço e os horários de trabalho. “Ele deve seguir rigorosamente os horários e o percurso permitido”, ressalta.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTE FIM DE SEMANA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.