Os temporais na tarde de quarta-feira e na madrugada de ontem causaram danos em pelo menos 50 casas e destruíram lavouras de tabaco em diversas localidades de Passo do Sobrado. O município ficou sem energia elétrica durante quase todo o dia de ontem e grande parte do comércio e outros serviços pararam o atendimento. O prefeito Carlos Gilberto Baierle (Caio) e equipes das secretarias de Obras, da Agricultura, Assistência Social e do Corpo de Bombeiros percorreram as áreas atingidas para o levantamento dos estragos e distribuição de lonas para a cobertura das residências. Ainda ontem começaram os preparativos para a assinatura do decreto de emergência.
O prefeito explica que uma chuva de granizo atingiu na tarde de quarta-feira o município, principalmente a localidade de Taquari Mirim. À noite o temporal voltou e durante a madrugada o vendaval causou prejuízos em Passo do Mangueira, Malhada, Capela dos Cunha, Potreiro Grande e Max Brum. Conforme Baierle, o estoque de telhas e lonas acabou no comércio da cidade ontem. Por causa dos temporais e a falta de energia elétrica, a maior parte das escolas suspendeu as aulas.
Os prejuízos, segundo o prefeito, são irreversíveis com a devastação de lavouras de tabaco e danos nos telhados das casas. As dificuldades financeiras da Prefeitura por causa da queda no repasse de recursos federais e estaduais irão se agravar ainda mais agora com os danos com o temporal. O prefeito afirma que há diversas estradas em situação bastante precária, em alguns trechos até sem condições para a passagem dos ônibus do transporte escolar. Caio destaca que buscará auxílio com os governos federal e estadual para a recuperação dos prejuízos.
Publicidade