O prefeito Airton Artus assinou decreto de situação de emergência devido às chuvas que atingiram o Município desde a última quarta-feira, 7. O ato foi decidido após uma reunião na manhã deste sábado, 10, na Prefeitura com membros da Defesa Civil, secretários e vereadores. A Prefeitura disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro aos afetados, principalmente em Vila Mariante, onde o Rio Taquari subiu. No porto de Estrela o nível chegou a 24,5 metros e invadiu casas e lavouras. Em Vila Mariante, o maior nível registrado foi de 14,36 na madrugada deste sábado.
Em consequência deste desastre resultaram danos materiais e prejuízos econômicos e sociais. A coordenadoria da Defesa Civil municipal tem dez dias para encaminhar um relatório com os prejuízos aos órgãos da Defesa Civil Estadual e Federal. O objetivo do decreto é autorizar a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.
Levantamento preliminar da Defesa Civil dá conta de que houve perdas na agricultura, principalmente no 2° Distrito com a plantação de milho, fumo e feijão. Dezenas de casas foram atingidas e os moradores necessitaram do auxílio da Prefeitura para serem retiradas e alojadas em local seguro. Segundo a MetSul Meteorologia, o nível do Rio Taquari deve começar a recuar durante este sábado.
Publicidade