Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

7 de setembro

Confira como ficam os horários do comércio durante o feriado

Como de costume, a maioria dos estabelecimentos comerciais paralisa suas atividades nos feriados. Porém, em Santa Cruz do Sul e região, os mercados irão operar de forma diferente na próxima segunda-feira, Dia da Independência do Brasil. Conforme decidido em Convenção Coletiva de Trabalho, o Sindigêneros dos Vales do Rio Pardo e Taquari informou na última quarta-feira, 2, através de nota, que as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios – o que inclui hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, entre outros – estão autorizadas a abrir na data. A decisão, entretanto, será facultativa.

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul, Afonso Schwengber, os estabelecimentos que optarem por abrir deverão cumprir o horário de domingo. “Tem que ter essa carga horária diferente, não pode ser a mesma do dia a dia. Cada mercado possui um horário próprio definido”, afirmou. Entre os supermercados da cidade, Big, Miller e Zaffari já informaram que irão abrir conforme horário de domingo.

Em relação ao comércio, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Lauro Mainard Júnior, disse que a previsão é de que todas as lojas do município fiquem fechadas durante o feriado. “Não há indícios de que alguma vai abrir. Em casos esporádicos, quando um proprietário trabalha sozinho na empresa, pode ocorrer de ele abrir, mas é difícil”, explica.

Publicidade

No que toca aos serviços de coleta de lixo, a Conesul informou que as atividades serão as mesmas e não haverá alteração. Os moradores que desejarem ter seus dejetos recolhidos podem colocá-los em frente a suas casas como de costume. Entretanto, os catadores da Coleta Seletiva Solidária (CSS) esclareceram através de uma nota que não irão realizar a retirada de materiais recicláveis durante o feriado. A mudança atinge os bairros Goiás, Higienópolis, Santo Inácio, Independência, Renascença e Várzea. Na terça-feira, 8, os serviços voltam ao normal.

No caso dos Correios, o trabalho será totalmente paralisado. De acordo com o responsável pela Tesouraria da Agência Central de Santa Cruz, Lisandro Alves da Silva, normalmente, nenhuma agência funciona, incluindo as que são franqueadas. O único local que pode ter algum procedimento interno em funcionamento é o Centro de Distribuição Domiciliar (CCD), onde ficam os carteiros. Atividades de atendimento ao público, porém, não estarão ativas.

A Feira Rural Central, localizada próximo ao Cemai, funcionará normalmente das 15h30 às 19 horas. Também estarão abertas as praças de alimentação do Max Shopping Center e do Shopping Santa Cruz. As salas de cinema de ambos os locais não terão alterações nos horários. Já as lojas poderão optar se abrem ou não.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.