Com pincel na mão, kit de tintas ao lado, os desenhos sobre diferentes tipos de panos ganham vida nos cursos de tingimento e pintura em tecido desenvolvidos nos municípios da região por meio da parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com outras entidades. Esta semana uma turma de 11 alunas de diferentes idades participou da qualificação gratuita no Sindicato Rural de Rio Pardo. Reunidas em uma grande mesa, o bate-papo descontraído nas aulas não tirou a concentração nas obras de arte que aos poucos ganharam forma durante os encontros, ministrados pela instrutora Zélia Kaufmann.
E mesmo ainda faltando três meses e meio para o Natal, as participantes aproveitaram as aulas para começar os preparativos para ter um Papai Noel mais colorido este ano, com desenhos do Bom Velhinho e outros aspectos relacionados entre as diversas imagens usadas nos tecidos. As participantes da oficina em Rio Pardo aprenderam nas 40 horas de aula, entre segunda e sexta-feira, diversas técnicas para colocarem em prática para uso doméstico ou como mais um fonte de renda.
Mas os conhecimentos também serão multiplicados por algumas das alunas para outras pessoas da área rural. As educadoras do Programa Alfa – Alfabetizando para Profissionalizar, do Senar, Cecília da Silva e Cristiane Leão, pretendem formar turmas para ensinar as mulheres rurais nas localidades de Aldeia São Nicolau e Morro das Pedras, respectivamente, onde trabalham no projeto com adultos de baixa escolaridade entre desde o mês de abril até o final de setembro.
Publicidade
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL
DESTE FIM DE SEMANA