A menina Joice Indianara Pereira Brandt, de 12 anos, portadora de neurofibromatose, vai embarcar rumo a Curitiba no dia 15 deste mês. A mãe adotiva, Ana Maria Voelz, 51 anos, que é irmã biológica de seu falecido pai, conseguiu consulta médica com um especialista na doença para o dia 16, na capital do Paraná.
Conforme Ana, a solidariedade de algumas pessoas viabilizou a viagem. No entanto, a quantia doada, mesmo que expressiva, revelou-se insuficiente. “O Estado nos ajudou com as passagens, mas vou ter que desembolsar mais um pouco para arcar com os custos”, comenta. Ela terá que custear a estada, alimentação, transporte e, se houver necessidade, uma nova cirurgia – além das oito que Joice já realizou. O tempo de permanência em Curitiba dependerá do que disser o médico.
Ainda sem cura, a neurofibromatose não maligna é causada por uma alteração cromossômica. Porém, existe uma gama de tratamentos alternativos. De acordo com Ana, o profissional que atende Joice em Porto Alegre teria afirmado que não existe mais tratamento para o seu caso no Rio Grande do Sul.
Publicidade
Em 2011, a menina passou pela primeira cirurgia. Foram oito até agora. Em 2013, com a perda da coordenação motora, foi necessário retirar um tumor da medula óssea. Na última intervenção, realizada em um hospital de Porto Alegre, ela recebeu placas e parafusos na região do pescoço, o que a impede de fazer alguns movimentos.
A doença, porém, vem se agravando há alguns meses. Um tumor cresce e pressiona órgãos vitais. “Nas últimas semanas, ela vem reclamando bastante de cansaço e dor nas pernas”, conta a mãe, acrescentando que, mesmo assim, a menina continua frequentando normalmente as aulas.
COMO AJUDAR
Publicidade
Caixa Econômica Federal
Agência: 0500
Operação: 013
Conta-dv: 0139201-8
Banco do Brasil
Agência: 2708-1
Conta-poupança: 70.940-9
Variação: 51
Banrisul
Agência: 0340
Conta: 35.170996.0-5
Nome: Ana Maria Voelz
Publicidade
Solidariedade
No último domingo, o time de futebol do Residencial Santo Antônio, condomínio onde Joice reside com a mãe, realizou um jogo para angariar recursos financeiros à menina. A partida reuniu atletas no Estádio dos Eucaliptos.
Também sensibilizado com a história de Joice, o grupo de samba e pagode Samba DuBom organizou um show beneficente para esta sexta-feira. Com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santa Cruz, o show ocorrerá no Espaço Camarim a partir das 20h30. O ingresso, no valor de R$ 10,00, estará à venda somente no local, sem reservas. O Camarim tem lotação máxima em até 130 pessoas. A apresentação terá duração de uma hora, e haverá sorteio de brindes.
Publicidade