Lideranças gaúchas, deputados e representantes da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. estão reunidos nesta sexta-feira, 21, em Porto Alegre. Em pauta está o traçado da Ferrovia Norte-Sul e o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). O projeto para a construção do trecho entre Chapecó (SC) e Rio Grande (RS) está orçado em cerca de R$ 8 milhões.
O possível traçado apresentado hoje com base no EVTEA é bem amplo e sinaliza uma viabilidade maior do Vale do Rio Pardo receber a Norte-Sul. A sugestão é que seja utilizado o trecho já existente em Rio Pardo, que atualmente está concedido para a América Latina Logística (ALL). A ferrovia só precisaria passar por uma adequação.
Em relação ao setor do tabaco, a Valec explicou que foi feito um levantamento de dados das regiões aptas a receberem a Norte-Sul e com base nesta pesquisa as áreas que produzem grãos – arroz, milho e soja – se apresentaram mais vantajosas. O tabaco ficou entre os últimos no ranking.
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Independente do traçado, as lideranças gaúchas pediram que a construção comece a partir do porto de Rio Grande. Sendo assim é possível ir usando os trechos à medida que eles fiquem prontos e não seria preciso aguardar a conclusão de 100% da obra.