Quem são as pessoas que fazem a diferença na comunidade onde vivem? Para encontrar resposta ao questionamento, um casal de mineiros largou tudo que tinha para percorrer o mundo e conhecer bons exemplos capazes de transformar o mundo. Trata-se de Iara e Eduardo Xavier, os Caçadores de Bons Exemplos, que estiveram em Santa Cruz do Sul na última quinta-feira, 13, na Superintendência Regional da Sicredi Vale do Rio Pardo, para um bate-papo com colaboradores da cooperativa. Eles chegaram até a instituição em virtude do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. “Um dos projetos mais sensacionais que conhecemos”, falou Iara.
De maneira voluntária, o casal está produzindo 20 pequenos documentários sobre o programa, que completa 20 anos de contribuição para a educação integral de crianças e adolescentes, com base nos princípios da cooperação e da cidadania. “Fazemos isso por acreditar no programa. De que a transformação vem da educação”, ressaltou Iara. Durante o bate-papo, os Caçadores de Bons Exemplos contaram um pouco da trajetória deles, que teve início em 2011, e falaram também sobre o cooperativismo como um negócio social, que constrói um mundo melhor a todo o momento. “A boa vontade é o princípio de tudo. O verdadeiro sentido é fazer sentido em outras vidas”, salientou Iara.
Para a coordenadora do Programa a União Faz a Vida na Sicredi Vale do Rio Pardo, Fabiana Rathke Bartholomay, o reconhecimento do programa pelos Caçadores de Bons Exemplos demonstra o quanto a promoção da cooperação e da cidadania junto com a educação pode contribuir para um futuro melhor. “Com o apoio dos educadores, dos alunos e da comunidade podemos agir coletivamente em prol de todos”, destacou. No Vale do Rio Pardo a iniciativa, que é desenvolvida desde 2006, conta com a participação de 70 escolas, 6.609 estudantes e 748 educadores. A previsão para 2015 é de 650 horas de formação em educação cooperativa para educadores nos municípios de Sinimbu, Passo do Sobrado, Herveiras, Rio Pardo, Vera Cruz, Vale Verde e Venâncio Aires.
Publicidade
Caçadores
Desde 2011, os Caçadores de Bons Exemplos, percorreram mais de 225 mil quilômetros durante 1.640 dias de expedição. Tudo, segundo eles, com o objetivo de mudar o olhar das pessoas perante as outras, formar multiplicares de ações positivas, conectar os bons exemplos e valorizar quem faz a diferença para garantir a continuidade das ações. “Acreditamos que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo”. Até dezembro de 2014, foram catalogados 1.150 projetos e ações positivas. O casal não tem patrocínio e não possui nenhum vínculo de cunho político ou religioso. Mais informações no www.cacadoresdebonsexemplos.com.br.
Acreditadores
Publicidade
Para celebrar os 20 anos do Programa A União Faz a Vida, o Sicredi lançou a campanha “Acreditadores”. Este movimento do Sicredi é um convite para que todos acreditem na educação cooperativa como o caminho para construção de um mundo melhor. Junto com pais, alunos, professores e comunidades, a instituição desenvolve o programa há 20 anos, porque acredita em uma forma de aprender e ensinar que resgata valores como respeito, diálogo, justiça, empreendedorismo e solidariedade: a educação cooperativa.